por Arthur Prado, Fernando Borges e Thaís Gomes da Silva (FCS/UERJ)
Evento avaliou perspectivas para o ensino de jornalismo
Mais de 120 pessoas, entre docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, participaram no último dia 27 de maio do 5º Encontro Rio-Espírito Santo de Professores de Jornalismo, na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). Em pauta, questões que mobilizam professores, pesquisadores e futuros profissionais, como a necessidade de novas diretrizes curriculares, a precarização do mercado de trabalho, agravada pelo fim da exigência legal do diploma para o exercício da profissão de jornalista, e a emergência de novas práticas que vêm redesenhando a atividade, como o chamado jornalismo participativo ou cidadão.
O Encontro foi promovido pelo Departamento de Jornalismo e pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural da FCS/UERJ em parceria com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e teve como tema A formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo do jornalismo. O evento contou com conferências de Beatriz Becker (UFRJ), Elias Machado (UFSC), João Batista de Abreu (UFF), Leonel Azevedo de Aguiar (PUC/FNPJ) e Mirna Tonus (UFU/FNPJ), que debateram a formação superior, a reconfiguração da profissão diante da convergência midiática e novas perspectivas teóricas nos estudos de jornalismo.
Com aval do FNPJ, a comissão organizadora optou por um desenho dos Grupos de Trabalho (GTs) diferente dos demais encontros regionais. Dois GTs foram fundidos e outros dois criados. Ao todo, 34 professores e pesquisadores apresentaram 30 artigos e relatos de experiências aos GTs de Jornalismo e Cidadania; Produção Laboratorial em Jornalismo; Teorias e Metodologias de Pesquisa em Jornalismo; Ensino-Aprendizagem em Jornalismo; Atividades de Pesquisa e Extensão; e Convergência Midiática, Jornalismo e Mercado de Trabalho.
Entre os participantes, havia 15 doutores e oito mestres, o que evidencia a consolidação dos estudos de jornalismo em âmbito regional. As instituições com maior número de participantes foram a UERJ, com oito, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com sete, seguidas pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), com cinco, pelas Universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Gama Filho (UGF), com três, e pelas Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Veiga de Almeida (UVA), ambas com dois.
Mais notícias sobre o evento:
Debatedores apostam na qualidade dos cursos de jornalismo
Para pesquisadores, convergência provoca “reinvenção” no jornalismo
Arthur Prado, Fernando Borges e Thaís Gomes da Silva, estudantes do 5º período de Jornalismo da FCS/UERJ