por Da Redação

Do JBCC

A Executiva do Fórum Nacional para a Democratização das Comunicações – FNDC -oficializou a candidatura do professor Dr. Juliano Maurício de Carvalho, Diretor Regional Sudeste do FNPJ, para o processo de eleição do Conselho Curador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas (SP). Se for eleito, ele ocupará uma das duas vagas destinadas a entidades brasileiras representativas da sociedade civil. O CPqD é uma ex-estatal vinculada ao Sistema Telebrás transformada em fundação em 1998, durante o processo de privatização da telefonia brasileira. Hoje em dia, o centro opera em três áreas: software, serviços tecnológicos e tecnologia de produtos. É a consultoria contratada pelo governo federal para desenvolver o modelo de referência do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

Composto por 12 membros, o Conselho Curador do CPqD tem entre suas competências fixar as diretrizes e as políticas da instituição, nomear e destituir os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal e aprovar o orçamento anual. O convite para a indicação do FNDC partiu do presidente do Conselho, Márcio Wohlers. “Atendemos ao chamamento com grata satisfação porque trata-se de uma instituição fundamental no desenvolvimento tecnológico das comunicações no Brasil”, afirma o coordenador do FNDC, Celso Schröder.

Perfil

Integrante do Conselho Deliberativo do FNDC, onde representa a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Juliano Carvalho é um dos membros mais antigos do Fórum. Carvalho é também Diretor Regional Sudeste do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Atualmente, trabalha como professor na PUC-Campinas e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). No início deste ano, concluiu seu doutorado na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) defendendo a tese “Cidadania Digital: um estudo do programa brasileiro para a sociedade da informação”. Em 2000, concluiu seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com a dissertação “TV por Assinatura no Brasil: um estudo do processo regulatório”. “Juliano representa o que de melhor a política do Fórum produziu na última década”, elogia Schröder. A eleição para o Conselho Curador ocorrerá na reunião de junho/julho. Em agosto, os novos conselheiros tomarão posse.

Deixe um comentário