Diretor da ABEJ conquista prêmio por tese no Intercom Nacional


O diretor regional sul da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), Felipe Adam, teve sua tese de doutorado premiada pela Intercom. A entrega ocorreu no último dia 4, durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado em Vitória (ES). A tese “Quando as jornalistas assumem o protagonismo: memória do gênero biográfico brasileiro pela ótica feminina (1990-2020)” conquistou o segundo lugar na modalidade Doutorado do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2025.
A investigação foi defendida em março de 2024, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e teve orientação do professor Antonio Carlos Hohlfeldt. “A pesquisa evidenciou as profissionais que se dedicam a escrever livros biográficos. Foi observada uma lacuna nesse segmento, onde ainda havia muita menção ao trabalho dos homens jornalistas, como Ruy Castro e Lira Neto. A partir dessa singularidade, conduzimos a pesquisa”, conta Adam.
Com o intuito de identificar a produção biográfica de mulheres jornalistas para a história do Jornalismo brasileiro (1990-2020), a tese percorreu uma metodologia baseada nas entrevistas em profundidade. Das 23 jornalistas encontradas nas dez editoras com mais produções biográficas a nível nacional no período analisado, Adam conseguiu conversar com 15 delas. “O prêmio não é só um reconhecimento do trabalho realizado em meio a uma crise sanitária global, mas celebra a vitória da educação, da ciência e do jornalismo num contexto de desinformação”, ressalta Adam, que é docente do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Respostas