por Da Redação
O diretor científico do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, professor Edson Spenthof divulgou na última quarta-feira, 14 de março, a relação dos trabalhos aceitos nos GTs do 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Segundo o professor Edson Spenthof, a qualidade dos trabalhos melhoram a cada ano e vai proporcionar um amplo debate sobre a qualidade do ensino de jornalismo no Brasil.
O 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo acontece em Goiânia, entre os dias 27 e 30 de abril, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Segundo o coordenador local, professor Dr. Joãomar Carvalho, os participantes do evento terão ampla infra-estrutura de apoio, inclusive com um sistema de transporte que fará o serviço “leva e traz” dos hotéis para a Faculdade de Educação.
Confira a lista dos trabalhos selecionados:
Extensão
Coordenadora: Profa Sandra de Deus
01 – Tomas Barreiros (UnicenP – PR)
A influência dos movimentos sociais na produção acadêmica: uma experiência do Centro Universitário Positivo – UnicenP – Relato
02 – Maria Zaclis e José Manuel Bacelar (UnicenP-PR / UFP)
Retratos de Portugal: o ensino de fotojornalismo por meio de uma experiência internacional – Relato
03 – Vânia Maria Costa (Unama – PA)
Infância e adolescência na Mídia: a experiência da Agência Unama – Relato
04 – Carmen Dulce e bolsistas (UFMG)
A mídia em pauta: accountability midiático na TV Comunitária de Belo Horizonte – Comunicação Científica
05 – Nilton José dos Reis Rocha (UFG)
Magnífica Mundi: sujeitos sociais e a web no curso de jornalismo – Comunicação Científica
Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo
Coordenador: Prof. Edson Luiz Spenthof
01 – Antônio Carlos Cunha (Universidade Católica de Goiás – GO)
Apropriação de trabalhos acadêmicos na internet: distorções éticas num processo de semiformação – Comunicação Científica
02 – Enio Moraes Júnior
O pensamento comunicacional de Frei caneca: pistas para uma formação e atuação cidadã do jornalismo – Comunicação Científica
03 – Evandro Vieira Ouriques (UFRJ – RJ)
Desobediência civil mental e mídia: a ação política quando o mundo é construção mental – Comunicação Científica
04 – Isabelle Anchieta de Melo (UFMG – MG)
A notícia como forma de conhecimento segundo Robert Park – Comunicação Científica
05 – José Coelho Sobrinho (USP – SP)
A essência do jornalismo está na apuração – Comunicação Científica
06 – Leonardo Zanon, José Luiz Muniz Filho e José Aparecido de Oliveira (Umesp e Unip – SP)
A imagem feminina nas revistas Nova e Ouse – um estudo do discurso especializado na construção do estereótipo da mulher – Comunicação Científica
07 – Lisandro Nogueira (UFG – GO)
Cinema e Jornalismo: lições para o ensino em sala de aula – Comunicação Científica
08 – Lúcia Helena Mendes Pereira (UFT – TO)
Jornalistas para que e para quem? – Comunicação Científica
Pesquisa na Graduação
Coordenador: Prof. Luiz Martins da Silva
01 – Anderson A. Costa, Edgar A. Gandra e Márcio R. S. Fernandes (Unicentro – PR)
Apontamentos sobre as posições editoriais de jornais brasileiros, uruguaios e americanos durante a Revolução Federalista – Comunicação Científica
02 – Helen Geraldes e Janara Sousa (Universidade Católica de Brasília)
Jornalismo e projetos experimentais de jornalismo: álibi, meio ou fim – Comunicação Científica
03 – Márcia Fantinatti (PUC – Campinas)
Projeto Memória Globo: uma nova história para o Brasil? – Comunicação Científica
04 – Eliana C.P.T. de Albuquerque e Rodrigo Bomfim de Oliveira (UESC, Faculdade de Ilhéus e FTC de Itabuna – BA)
Seminários interdisciplinares: a experiência da pesquisa em comunicação na graduação da FTC de Itabuna, Bahia – Relato
Produção Laboratorial – Eletrônicos
Coordenador: Prof. Juliano Maurício de Carvalho
01 – Rogério Eduardo Rodrigues Bazi e Renata Moretto Christofoli (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, FPM e ISCA)
Noticiários regionais: um comparativo de Eptv e Band Campinas – Comunicação Científica
02 – Antonio Francisco Magnoni e Marcos Américo (Universidade Estadual Paulista – Unesp)
O uso de dispositivos móveis para o ensino de Jornalismo – Comunicação Científica
03 – Maria Luiza Franco Busse – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
Jornalismo On-line, um encontro possível entre informação e conhecimento – Comunicação Científica
04 – Ivete Cardoso do Carmo Roldão e Ana Paula Silva Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC–Campinas)
Ensino de telejornalismo: a necessidade de reinventar – Relato
05 – Letícia Passos Affini (Universidade Estadual Paulista – Unesp)
O papel do professor-facilitador na aprendizagem das técnicas audiovisuais – Relato
06 – Fabiola Moura Reis Santos (Universidade Estadual da Bahia – Uneb)
Curta na Uneb: a produção de vídeos-experimentais além da sala de aula – Relato
07 – Luiz Paulo Maia (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
Pesquisa e prática do webjornalismo no site laboratório www.jornalcomunicacao.ufpr.br – Relato
08 – Eula Dantas Taveira Cabral (Centro Universitário da Cidade – UniverCidade)
Jornalismo On-line: análise dos informativos “Sete Pontos” e “Canal RP” – Relato
09 – Eliane Bardanachvili (Centro Universitário da Cidade – UniverCidade)
A produção online em um projeto ‘cross mídia’ – Relato
10 – Rosângela Stringari e André de Oliveira Gomes dos Santos (Centro Universitário Positivo – UnicenP)
Portal da Rede Teia de Jornalismo – Relato
11 – Liliana Ribeiro de Lima (Universidade Católica de Brasília)
Atividade laboratorial em produção e edição para jornalismo digital: estímulo à experimentação – Relato
12 – Ana Paula Machado Velho (Centro Universitário de Maringá – Cesumar)
Rádio Cesumar: espaço laboratorial para o radiojornalismo – Relato
Produção Laboratorial Impressos
Coordenação: Profª Carmen Pereira
01 – Alcyr Mesquita Cavalcanti (Unisuam – RJ)
Jornal da Comunidade CCPL: a experiência de um jornal comunitário — Relato
02 – André Azevedo da Fonseca (Uniube – MG)
O uso do fanzine como estímulo à produção de texto jornalístico – Relato
03 – Jaqueline Lemos (Universidade São Judas Tadeu – SP)
Criação, Planejamento e edição de revistas – a experiência da Universidade São Judas Tadeu – Relato
04 – José Carlos Marques (Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP)
Revistas customizadas: novas possibilidades de comunicação empresarial nos cursos de graduação em jornalismo – Relato
05 – Marcelo José Abreu Lopes (Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP)
‘Lugar de repórter é na rua’: perspectivas de humanização do Jornalismo na experiência do jornal-mural Mack no Muro – Relato
06 – Marcos Vicente Coffani Lock (Imes Bebedouro – SP)
Publicação empresarial versus jornal-laboratório: e experiência do Jornal-Cartaz Grita Grilo – Relato
07 – Silvana Monteiro e Renan Rigo (UFG)
Identidade e personalidade nas folhas de Samambaia – Relato
08 – Silvio Saraiva Junior (Fac Int de Jaú – SP)
Jornal Mural Natividade – Comunicação Científica
Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
Coordenadora: Profa Valci Zuculoto
01 – Ana Carolina Temer
Teorizar é pensar a prática: uma reflexão sobre o ensino das Teorias da Comunicação nos Cursos de Jornalismo – Comunicação Científica
02 – Leonel Aguiar
Ensinar as práticas a partir da Teoria do Jornalismo – Comunicação Científica
03 – Maria José Rizzi Henriques e Francismar Formentão
A semiótica como metodologia de interdisciplinaridade no curso de jornalismo – Comunicação Científica
04 – Ariane Pereira
Os dizeres que perpassam o discurso dos jornalistas sobre o texto jornalístico – a Análise do Discurso como ferramenta para a reflexão da profissão – Comunicação Científica
05 – Marialice Nogueira Emboava
Desafios do projeto pedagógico: aproximar o estudante do seu objeto de estudo, flexibilizar a estrutura curricular e oferecer ferramentas para a crítica da mídia – Relato
06 – Márcia Tondato
A pesquisa como prática pedagógica: conhecendo o aluno de jornalismo – Relato
07 – Jacqueline Deolindo
Os donos do tempo – Relato
08 – Emanoel Barreto
Programa Xeque Mate, uma aula de jornalismo em frente às câmeras, uma experiência pedagógica na TV Universitária/UFRN – Relato
09 – Lúcia Lemos
O Real e o simbólico e os impactos globais na cultura contemporânea – uma experiência no ensino das linguagens da comunicação – Relato
10 – Ângela Moraes
Contribuições da lingüística para uma didática do texto escrito – Comunicação Científica
11 – André Cioli T Santoro
Jornalismo e literatura na sala de aula – Relato
12 – Angelita Lima
A pauta, o interesse público e a formação para a cidadania no âmbito das disciplinas de práticas jornalísticas do curso de jornalismo na UFG – Relato
13 – Monica Celestino
Formação do jornalista com responsabilidade social: a experiência da Agência Cidadã da FIB – Comunicação Científica
14 – Eliacy Lelis Cavalcanti e Vanderli Duarte de Carvalho
Impacto da terminologia cliente no relacionamento com o aluno – Comunicação Científica
Mais informações sobre o 10º ENPJ no endereço:
http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/index.php?cf=1
———————-
Foto:
Prof. Edson Spenthof
Diretor Científico do FNPJ