por Da Redação
O curso de Jornalismo da UFSC recebeu cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante 2005 da Editora Abril, lançado em junho. O curso é classificado como “excelente” desde 2001. Segundo o chefe do Departamento, professor Francisco Karam, “fica cada vez mais claro que o projeto didático-pedagógico voltado à formação de jornalistas é eficaz e qualificado”, destacou.
Na avaliação do Guia do Estudante, são considerados dois fatores principais: um questionário enviado para cada curso das instituições de ensino superior e a nota obtida por eles no Exame Nacional de Cursos do Ministério da Educação, o Provão. As perguntas se referem às condições de infra-estrutura, à produção científica, à qualificação dos professores, ao número de estudantes e aos projetos de extensão, entre outros. O conceito – que varia de três a cinco estrelas – é formulado também com a ajuda de uma equipe de 1700 professores, cientistas e especialistas, que emitem opiniões sobre a qualidade do aluno formado pelo curso. “Este tipo de avaliação chega a ser até melhor que o próprio Provão, pois é muito mais completo”, diz o professor Karam.
Como são considerados tantos outros critérios, a nota “B” do Jornalismo da UFSC no Provão de 2003 não impediu que conquistasse as cinco estrelas. Destacou ainda o professor Karam, que outros cursos que obtiveram “A” no exame do MEC ficaram com, no máximo, quatro estrelas. Ele afirma que turmas muito grandes, o projeto didático-pedagógico e estrutura técnica incipiente podem ter prejudicado esses cursos.
Para Francisco Karam a dedicação exclusiva dos professores e os projetos de extensão voltados à profissão foram quesitos que favoreceram o Jornalismo da UFSC. “Os alunos saem do curso capacitados para atuar em qualquer tipo de mídia. Temos qualidade teórica, técnica, ética e estética”, completa.
Segundo a nota do sítio do Curso de Jornalismo da UFSC, para o diretor do Centro de Comunicação e Expressão, professor David Lemos, o apoio da UFSC como instituição é fundamental para o bom desempenho do curso nas avaliações, pois o Jornalismo exige atenção especial quanto ao material de trabalho. “Os recursos voltados para a reforma das instalações e para o investimento em Laboratório de Radiojornalismo, Laboratório de Fotojornalismo, Laboratório de Telejornalismo, Apresentação de trabalhos, novos equipamentos, aliados à capacitação de professores e alunos, só podiam resultar em um curso de qualidade”.
O curso – O curso de Jornalismo da UFSC oferece 60 vagas anuais – 30 a cada semestre. É em período integral e tem duração mínima de oito fases. No Vestibular 2004 da UFSC, o curso foi o segundo mais concorrido, com 21,3 candidatos/vaga. Há 24 professores, sendo nove doutores e 13 mestres. Nas primeiras fases, os estudantes têm contato direto com a prática, por meio de atividades em laboratórios de diferentes áreas, como radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e infografia. Simultaneamente, têm disciplinas teóricas como Comunicação e Realidade, Estética e Cultura de Massas e Sociologia da Comunicação.
Fonte: Sítio do Curso de Jornalismo da UFSC