por Mariane Moreira
A manhã do segundo dia do 15º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo foi marcada pela Assembleia Ordinária do Fórum e também pelo Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Jornalismo.
A primeira das duas fases da Assembleia realizada pelo Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo foi dirigida por sua presidente, a professora Mirna Tonus. Na manhã desta sexta feira foi iniciada uma eleição para suplentes que irão disputar vagas renunciadas. Como houve apenas uma candidata, eleita sem nenhum voto contrário, a sessão foi suspensa e vai continuar amanhã. Mirna esclareceu os principais objetivos do encontro desse ano, que são discutir as novas diretrizes curriculares e como adaptar as grades de ensino para os anos seguintes.
Também foi apresentada uma proposta de se fazer uma atualização da estrutura do FNPJ para Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo. Essa proposta é do professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Dr. Gerson Luiz Mello Martins. Segundo ele, o intuito é de fazer uma atualização, para renovar os quadros, atualizar a estrutura, propor novos formatos de atuação e atrair novos membros.
Logo após a Assembleia, houve o Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Jornalismo, que contou com cerca de 30 coordenadores de diferentes instituições de todo o país. O palestrante desse Encontro foi Eduardo Meditsch, professor da pós-graduação em Jornalismo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e mediada por Paulo Roberto Botão, professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Nesse sexto Encontro de Coordenadores, Meditsch abordadou temas como a influência americana no jornalismo latino, a relação do jornalismo com a política de esquerda e questões históricas da área. No debate aberto aos convidados, o principal assunto foi o processo de abertura de diretrizes e sua importância e como organizá-lo junto ao que o mercado necessita.