por Da Redação
O CNPq, a CAPES e a FINEP constituíram Comissão Especial de Estudos para propor uma nova Tabela das Áreas do Conhecimento. Segundo o presidente da Comissão, Manuel Domingos Neto, a tabela em uso há mais de duas décadas, causa problemas variados tanto na gestão quanto na organização de dados de C&T e educação. Destacou ainda que uma classificação atualizada será instrumento da maior relevância para a formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, com grandes reflexos nos programas de pós-graduação.
Informações do CNPq mostram que a construção de uma tabela de áreas do conhecimento, sendo atividade complexa, necessita de ampla participação da comunidade científica. A comissão destaca a contribuição dos programas de pós-graduação que permitirá o compartilhamento de esforços e ajudará a garantir qualidade e representatividade ao trabalho a ser realizado.
Enfatizou ainda Manuel Domingos Neto que será necessária a mais ampla divulgação do tema entre alunos e professores e sugere a inserção na agenda dos colegiados dos programas de pós-graduação de forma a propiciar formulações gerais e específicas sobre a matéria.
Segundo o Diretor Científico da SBPJor, professor Dr. Eduardo Meditsch, na área de comunicação está questão tem sido tratada de forma muito restrita, mas atingirá a todos, e por isso é importante que os representantes de área, dirigentes de entidades acadêmicas e coordenadores de pós ouçam a quem estão representando.
Informações sobre o trabalho da Comissão podem ser acessadas por meio do seguinte endereço: comissao.areas@cnpq.br.