por FNPJ
Os professores de jornalismo do Estado de Minas Gerais estiveram reunidos nos dias 8 e 9 de abril de 2011, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), para o Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo, evento realizado pelo Curso de Jornalismo/ UFV e pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), sob o tema “A formação superior como elemento constitutivo e legitimador do campo de jornalismo”.
No Encontro, além da apresentação de trabalhos, por professores e acadêmicos, foram realizados painéis, palestras e reunião de coordenadores de cursos de jornalismo do estado, com o intuito de discutir temas pertinentes à categoria, à formação profissional e à realidade dos cursos na região. A participação, tanto de professores, quanto de dirigentes e acadêmicos, acabou por superar as expectativas, o que tornou o evento um espaço singular para as discussões pertinentes à categoria.
Reunidos em assembléia, como parte das atividades finais do Encontro, os professores presentes chegaram ao consenso sobre o encaminhamento das propostas mineiras a serem pautadas para o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, em abril de 2012, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro.
Os temas indicados pelos professores foram os seguintes:
– Tornar indissociáveis as ações de extensão, ensino e pesquisa, à medida que a perspectiva de associação das dimensões teóricas e práticas constitui rumo profícuo, no sentido do fortalecimento da cidadania e do pensamento crítico, tanto dos acadêmicos quanto da comunidade;
– Aprimorar os debates sobre o estágio e a importância dos cursos na relação com o mercado, especialmente em cidades do interior; assim como sobre o papel do professor na crítica da mídia em relação com os elementos científicos aplicáveis no campo do fazer, aprimorando o espaço para divulgação de trabalhos de maneira mais qualificada;
– Valorizar a atividade laboratorial enquanto espaço para inovação, experimentação, possibilitando respostas e inovações para o mercado, evitando-se, dessa maneira, que tais experimentos sejam distorcidos e se transformem em produção institucional, perdendo seu significado para a fixação de conhecimentos e aprendizagem;
– Refletir sobre a possibilidade de criação de disciplinas que apresentem a trajetória do Jornalismo em suas diversas épocas, com conteúdo didático e aspectos que mereçam conhecimento e reflexão sobre o campo profissional, possibilitando, dessa forma, a interdisciplinaridade frente ao mercado convergente.
Portanto, os professores mineiros recomendam um repensar contínuo das tendências profissionais e pedagógicas, que influenciam o processo ensino x aprendizagem.
Os professores presentes enaltecem, ainda, a participação maciça dos acadêmicos na organização e nas discussões, possibilitando ao Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo um modelo jovial de integração professor x aluno, tanto nas apresentações, como nas discussões pertinentes a sua formação profissional e ao mercado de trabalho, modelo este que deveria servir de referência para todos os encontros regionais e nacional.