por Edson Luiz Spenthof
A CARTA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, aprovada ao final do 9º Encontro Anual do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, considera inadequado o atual sistema de avaliação do ensino superior e propõe sua suspensão. Diante da maturidade do campo, também recomenda que os Cursos devem constituir graduação específica em Jornalismo, deixando de ser apenas habilitação da Comunicação Social. Na Carta, os professores ainda reafirmam a importância da formação para o exercício ético, qualificado e responsável do jornalismo. O 9° Encontro do FNPJ recebeu cerca de 200 inscrições e aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril, em Campos dos Goytacazes, RJ. Leia, abaixo, a íntegra da Carta.
Carta de Campos dos Goytacazes
Os professores de jornalismo, reunidos no Centro Universitário Fluminense, Faculdade de Filosofia de Campos, no 9º Encontro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, no período de 28 a 30 de abril de 2006, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, para debater e refletir sobre as novas tendências no ensino de jornalismo, reiterando o principio constitucional de que a educação é um valor social, universal e democrático manifestam as seguintes posições:
1. Em razão da maturidade teórica e do reconhecimento social de sua importância, os Cursos de Jornalismo devem se constituir como uma graduação específica em Jornalismo e não mais uma habilitação dos cursos de Comunicação Social;
2. Dada a inadequação do atual sistema de avaliação do ensino superior, propõem a imediata suspensão do SINAES. Simultaneamente, reivindicam a instalação de uma mesa permanente de negociação, com a participação das entidades representativas dos campos profissional, do ensino e da pesquisa jornalísticas para elaborar, em conjunto, o novo processo de avaliação dos Cursos de Jornalismo;
3. Com base nestes novos instrumentos, reivindicam a reavaliação de todos os cursos de Jornalismo existentes no país;
4. Reafirmam que a formação universitária de graduação especifica e de qualidade é condição essencial para o exercício profissional do jornalismo e para assegurar o acesso da sociedade à informação pública.
9º Encontro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo
Campos dos Goytacazes, RJ, 30 de abril de 2006.