por Da Redação
Coordenadores de cursos de jornalismo de todo o país estão convidados a participar do III Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo do FNPJ, a ser realizado em 17 de abril de 2009, das 9 às 12h30, em Belo Horizonte, MG. O Encontro é uma das atividades centrais do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), marcado para 17 a 19 de abril de 2009.
Além de os coordenadores representarem o acesso mais consistente aos cursos e professores de jornalismo em todo o Brasil, e terem sob seu comando efetivo o ensino de jornalismo no Brasil, motivo pelo qual, há dois anos, foi realizado o primeiro encontro, neste ano, há um forte motivo para esse encontro. No evento, será abordado o debate sobre a reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo desencadeado recentemente pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A comissão do MEC, sob coordenação do professor José Marques de Melo, deve trabalhar nos próximos meses em uma proposta a ser apresentada posteriormente ao Conselho Nacional da Educação (CNE), a quem compete aprovar ou não mudanças dessa ordem.
Da parte do FNPJ, houve audiência com o ministro, em outubro de 2008, com o professor José Marques, em novembro (ambas junto com a SBPjor e a Fenaj). Edson Spenthof, da UFG (Universidade Federal de Goiás), presidente do Fórum, apresentou a indicação de nomes para compor a comissão que tem nominata oficial ainda aguardada. Paralelamente, constituiu-se uma comissão interna do FNPJ e está em formação uma comissão tripartite com a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), parceiras do campo do jornalismo com as quais se levaram adiante, entre outras, as discussões em torno da hoje sepultada Reforma Universitária, ou Reforma do Ensino Superior.
“Esses grupos de trabalho visam a entregar o quanto antes as contribuições do FNPJ à Comissão, procurando, obviamente, ouvir o máximo de professores em todo o Brasil sobre as propostas a serem entregues. Tudo indica que, em abril, quando estivermos realizando o nosso encontro anual, essa discussão ainda esteja em pleno andamento na comissão, ainda em tempo de os coordenadores darem a sua importante contribuição, desta vez em debate presencial com os colegas coordenadores, e no transcorrer do Encontro, com professores de todo o Brasil”, destaca Spenthof.
Segundo ele, mesmo que a comissão do MEC termine o seu trabalho antes, o que é pouco provável, esse debate ainda não terá acabado no CNE, que é o órgão ao qual as entidades podem apresentar, diretamente, as suas contribuições. Além disso, devem ser debatidos em Belo Horizonte os rumos que os cursos tomarão e as possíveis ações a serem empreendidas pelos coordenadores em cada curso, como consequência dessa reformulação curricular. Isso reforça a importância do Encontro e da presença de cada coordenador.
Para efetuar a inscrição, os coordenadores devem acessar a página do ENPJ.