Tese do Congresso da FENAJ propõe um novo modelo de comunicação para o Brasil

por Gerson Martins

A criação do Conselho de Comunicação e a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional – PEC que autorizou a participação do capital estrangeiro nas empresas de comunicação no Brasil foram os principais motivos que pautaram os debates do segundo dia do Congresso da Fenaj. Participaram do painel o assessor técnico do PT em Brasília, Israel Bayma, o professor da Universidade Federal de Goiás, Agostinho Gosson e o jornalista Daniel Herz, coordenador do Fórum Nacional para a Democratização da Comunicação. Segundo Herz, a rede pública de televisão na verdade é uma rede estatal que divulga as obras de governo, mas que não tem qualquer coisa de pública. Entre as propostas para um novo modelo de comunicação para o país estão a criação do Instituto de Altos Estudos de Comunicação, da implantação do projeto Leitura Crítica da Mídia. Daniel Herz destacou ainda que, na TV a cabo, os canais chamados Comunitários, não conseguem sair do modelo comercial de TV e não realiza o serviço comunitário para que foi criado.

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