por Da Redação
Por Tomás Barreiros *
Acontece na sexta e no sábado desta semana, no Centro Universitário Positivo –UnicenP, o 2º Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná. O tema do evento é “Qualidade de Ensino em Jornalismo”.
O evento começa às 18h30min, no auditório do bloco bege do UnicenP (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido, em Curitiba) com apresentação de canto gregoriano pelo coral dos monges do Mosteiro da Ressurreição de Ponta Grossa, que comemorou 25 anos em 2006. Na ocasião, será lançado o livro “Visões de Ponta Grossa – Mosteiro da Ressurreição, 25 anos” (leia nota abaixo). Às 19h30min, acontece a abertura oficial do encontro, seguida de uma mesa-redonda que debaterá o tema do evento. Participarão da mesa-redonda: prof. Gerson Martins, da UFRN (presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ), prof. Sérgio Gadini, da UEPG (diretor regional Sul do FNPJ), prof. Alexandre Castro, do UnicenP, prof. Valdir Cruz (diretor de Formação do Sindijor-PR), Raquel de Carvalho (presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Londrina) e profa. Dulcinéia Novaes, da UTP e da RPC.
No sábado, acontecerá a apresentação de trabalhos previamente selecionados nos diferentes Grupos de Trabalho (Atividades de Extensão; Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial: Eletrônicos; Produção Laboratorial: Impressos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino).
A participação como ouvinte (com direito a certificado) é aberta a todos os interessados, que podem fazer a inscrição a partir do sítio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo: www.fnpj.org.br/parana.
Álbum fotográfico revela vida dos monges beneditinos
Composto por 140 fotos, o álbum retrata a vida dos monges beneditinos do Mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa-PR. As fotografias de Zaclis Veiga apresentam imagens que revelam de maneira inédita a vida em clausura no único mosteiro rural do Brasil. O álbum Visões de Ponta Grossa – Mosteiro da Ressurreição, 25 anos (Pós-Escrito, 220 páginas; bilíngüe; R$ 40,00) é resultado de sete meses de trabalho da equipe composta pelo historiador Niltonci Batista Chaves, pelo designer Élio Chaves e pela fotógrafa Zaclis Veiga. A obra apresenta a história do Mosteiro e procura mostrar um panorama da vida contemplativa no século das novas tecnologias. O Mosteiro é conhecido também por sua discografia em cânticos gregorianos, pela fabricação de velas e pelas obras iconográficas representativas da vida cristã.
* coordenador local do 2º Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná e professor do UNICENP