24º ENEJor tem recorde de submissões

O 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), que ocorre entre 28 e 30 de abril, em Curitiba, registrou um recorde de submissões ao evento. Finalizado ontem o prazo, o sistema registrou 95 proposições entre comunicação científica e relato de experiência nos 6 grupos do Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão. A maior participação havia sido registrada em 2012, no evento realizado em Uberlândia (MG), com 93 submissões. Os trabalhos enviados este ano representam 16 estados nas cinco regiões em 33 instituições diferentes. A instituição com maior número de trabalhos submetidos é a Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, com 25 trabalhos.
Evolução das submissões ao ENEJor
Não constam dados
De acordo com Karina Barbosa, diretoria científica da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), “o alto número de submissões mostra a importância e a urgência de discutirmos o ensino de Jornalismo no país. A variedade de instituições de origem das pessoas autoras, das cinco regiões, revela a capilaridade do Enejor. Agora, temos de buscar, nas próximas edições, ampliar a participação de estados do Norte e Nordeste, para efetivamente nacionalizar a discussão e incluir nela o máximo de atores possível”.
Os pareceres com avaliação dos trabalhos devem ser emitidos até 30 de março. Os autores receberão a notificação por email. As inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de abril para pagamentos com desconto. O prazo final para se inscrever no evento é 25 de abril.
Lançamento de livros
Segue aberto também até 30 de março a inscrição de autores interessados em participar do lançamento de livros. As obras devem contemplar assuntos de ensino, pesquisa ou extensão no campo do jornalismo ou que possuam interseção no campo jornalístico. Podem participar livros lançados a partir de 2022, inclusive já lançados em outros eventos. Exige-se o envio de informações por meio do formulário e de um vídeo de no máximo 3 minutos com a apresentação da obra acompanhado de uma foto do(a) autor(a) para fins de divulgação.
Oferta de oficinas
Para as oficinas serão aceitas propostas que tenham aderência ao tema do ensino, pesquisa e extensão no jornalismo e contemplem atividades práticas formativas presenciais de curta duração (entre 1h30 e 4h), ofertadas a quem participar do evento. As oficinas podem ser propostas por professores/as, pesquisadores/as ou estudantes de pós-graduação. Interessados devem preencher o formulário.
Respostas