por Da Redação

Do Boletim da FENAJ

Centenas de manifestantes que participaram do Ato Nacional em defesa do diploma e acompanharam o julgamento do recurso da FENAJ e SJSP no TRF-3ª região eram só alegria. Por unanimidade, os juizes aprovaram o pedido das entidades dos jornalistas. O resultado consagra a luta que os profissionais, professores, estudantes e diversos segmentos da sociedade empreenderam. Após o julgamento, os manifestantes deram um abraço simbólico no prédio do TRF e fizeram uma passeata até a sede do Sindicato paulista, onde aconteceu Plenária da campanha em defesa da profissão.

Já a partir das 13 horas, os manifestantes começaram a ocupar a Avenida Paulista, em frente ao TRF. A sala de sessões onde se deu o julgamento – iniciado por volta das 14h30 – ficou superlotada. Na defesa do recurso, o advogado da FENAJ e SJSP, João Roberto Piza Fortes, empolgou a platéia ao sustentar a constitucionalidade da regulamentação dos jornalistas e especificidades da profissão.

Disposição de luta da categoria no “Outubro Vermelho” prevaleceu

A corrente positiva da manifestação estava respaldada por milhares de e-mails encaminhados dias antes aos juizes, mobilizações e vigílias nos estados. Na Avenida Paulista, os manifestantes coloriram o ato com camisetas padronizadas, cartazes, faixas, adesivos e jornais envoltos em fitas vermelhas.

O resultado consolidado do julgamento deu-se as 16h20, quando foram conhecidos os votos dos Juizes Manoel Álvares, Salete Nascimento e Alda Bastos. Além de aspectos legais, eles sustentaram suas posições no reconhecimento da responsabilidade social e ética dos jornalistas. Sucederam-se aplausos e a emoção espalhou-se pelo centro de São Paulo, entre sorrisos, lágrimas, “abraço” ao prédio do TRF e passeata até a sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Comemorando o resultado, o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, foi enfático: “esta vitória é da categoria, das entidades que se envolveram nesta luta e da sociedade, pois a formação universitária é fundamental para termos bons jornalistas e informações com qualidade”. Ele informou que os próximos passos desta luta seriam definidos na Plenária Nacional da Campanha em Defesa da Formação, Regulamentação Profissional e do Jornalismo, que se iniciou após o julgamento, Os resultados da plenária serão divulgados em novo boletim extraordinário que a FENAJ disponibilizará amanhã (27/10).

Deixe um comentário