Cinco artigos, três comunicações, uma entrevista e uma resenha compõem a nova edição da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej), que chega a seu oitavo número. A Rebej é editada pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e pode ser acessada no link Rebej – 2011 (número 8).
A edição reúne contribuições de Rogério Cristofoletti, da Universidade Federal de Santa Catarina; de Paulo Nuno Vicente, doutorando pela Universidade Nova de Lisboa; do professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), mestre Rafael Schoenherr; de Carlos Alberto Zanotti, da PUC de Campinas; de Alexandre Correia dos Santos, das Faculdades OPET (Curitiba, PR); de Adriana Omena, Mara Rubia Marques e Carlos Alberto Lucena, da Universidade Federal de Uberlândia; de Karina Woitowicz, Isadora Ortiz e Sérgio Gadini, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR); e de Jorge Arlan de Oliveira Pereira, professor da Associação Educacional Luterana Bom Jesus, Ielusc (Joinvile, SC).
O entrevistado é o professor José Francisco Latorre, da Universidade de Rosário, na Colômba. Ele conversou com os professores Rafael Schoenherr e Karina Woitowicz sobre as características do ensino e da recente pesquisa em jornalismo num país com larga tradição em “contar bem as histórias”.
A jornalista Sonia Regina Soares da Cunha resenhou a obra Sociedade, Teorias da Mídia e Audiovisual na América Latina (Funep, 2010), organizada pelos professores e pesquisadores Sebastião Albano da Costa e Maria Érica de Oliveira Lima, da UFRN.
Prevista para circular em fevereiro de 2011, a próxima edição já está recebendo contribuições. Os textos podem ser submetidos na própria página da Rebej, até 20 de dezembro. As normas para publicação estão disponíveis em Normas para publicação – Renej.
Socorro Veloso e Marcelo Engel Bronosky