por Amanda de Andrade Campo
Em palestra durante o 5º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, na PUC Campinas, o professor José Marques de Melo, presidente da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) ressaltou a necessidade de formação do jornalista e de ampliação do seu conhecimento para o bom exercício da profissão. “O jornalista não é só alguém que sabe fazer (…). É preciso conjugar os elementos jornalísticos com o conteúdo. Constituímos um modelo que precisa ser melhor lapidado, e precisamos confiar nele.”
Marques de Melo ministrou uma palestra na manhã de sábado, dia 28, e abordou assuntos como: a obrigatoriedade do diploma, jornalismo online, mudança nas grades curriculares entre outros. A atividade contou com presença ainda, de professores de jornalismo de outros estados.
O coordenador de curso e professor da Faculdade São Francisco de Barreiras (Bahia), Roberto Marden Lucena, questionou a matriz curricular brasileira, que não tem padronização. Marques afirmou que Lucena “colocou o dedo na ferida” e citou exemplos norte-americanos e europeus, em que os alunos cursam disciplinas específicas do jornalismo, além de optativas de outras áreas do conhecimento.
Amanda de Andrade Campo
amanda.andradecampo@gmail.com
Estudante do 5º semestre de jornalismo da PUC-Campinas