por Da Redação
Do sítio do Curso de Jornalismo da UFSC
O anteprojeto de Reforma Universitária apresentado pelo Governo Federal vai trazer mudanças no campo do jornalismo. Na tarde de segunda-feira (09 de maio), representantes de professores, estudantes e profissionais da área questionaram a volta do ciclo básico e a retirada do curso de jornalismo do campo das Ciências Sociais Aplicadas. o debate foi promovido Sindicato dos Jornalistas de SC, a FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, o FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e a SBPJor – Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, em parceria com o Curso de Jornalismo da UFSC.
Realizado na Fecesc (Federação dos Trabalhadores do Comércio no Estado de Santa Catarina), o debate foi promovido Sindicato dos Jornalistas de SC, a FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, o FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e a SBPJor – Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, em parceria com o Curso de Jornalismo da UFSC. A discussão teve como base o documento “Contribuições do campo do Jornalismo ao debate sobre o Anteprojeto da Lei de Educação Superior”, elaborado em conjunto por essas entidades.
Para Elias Machado, presidente da SBPJor, o ciclo básico não interessa ao campo do jornalismo. De acordo com o professor, o jornalismo precisa de uma formação específica desde o começo do curso. Pelo anteprojeto da reforma, os alunos da graduação ficariam dois anos estudando temas da área de humanas e gerais.
De acordo com Francisco Karam, que representou o curso de jornalismo da UFSC no debate, o projeto é um retrocesso em relação às conquistas da área. Para o professor, a retirada do jornalismo das Ciências Sociais Aplicadas é uma forma de desconstruir a necessidade dos laboratórios.
A representante do Centro Acadêmico de Jornalismo da UFSC, Elisa Klabunde, disse que os estudantes não se interessam pela reforma. “Leiam o projeto, se informem, porque ele não está distante de nós”. A maioria dos estudantes que participaram do debate era da primeira fase do curso de jornalismo da UFSC.
Em todo o Brasil, as entidades estão organizando encontros para debater o tema. No dia 11 de agosto será realizado um seminário nacional em Brasília.