por Wanderley Garcia

Iniciativas incluem mapeamento de cursos e dos GTs; ESPM sediará evento em 2013

O 5º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo decidiu intensificar a mobilização no Estado para fortalecimento do FNPJ. O evento foi realizado na PUC-Campinas nos dias 27 e 28 de maio e contou com a participação de cerca de 30 professores inscritos, além de estudantes da graduação e pós-graduação.

A Assembleia de encerramento do EPPJ ratificou a proposta do 3º Encontro de Coordenadores, realizado no dia 27 – já como parte do Encontro Paulista – de promover um mapeamento dos cursos e coordenações de todo o estado. Assim, a proposta é intensificar a troca de informações por meio de listas de e-mails ou redes sociais e promover maior integração entre os cursos e os professores, fortalecendo a ação política do FNPJ.

Outra decisão da plenária foi a de buscar a valorização dos espaços de debate entre os professores durante os encontros do Fórum, principalmente quanto a questões didático-pedagógicas e os desafios no ensino, pesquisa e extensão. Assim, deve ser dada prioridade às discussões nos GTs e às trocas de experiências.

Também no sentido de fortalecer o Encontro Paulista, a Assembleia reformulou os Grupos de Trabalho (GTs), igualando-os aos do Encontro Nacional. Até este ano, o Encontro Paulista tinha 11 Grupos de Trabalho. Este número foi reduzido para seis, com perfil multidisciplinar. Agora, os professores podem se sentir mais integrados a um GT, uma vez que são os mesmos nos encontros nacional e paulista. Foram escolhidos os novos coordenadores para cada GT, que deverão ser ratificados em reunião dos professores de São Paulo no Encontro Nacional de 2012, em Uberlândia.

Por fim, a Assembleia aprovou a proposta, apresentada pela coordenadora do Curso de Jornalismo da ESPM, Maria Elisabete Antonioli, de realização do 6º Encontro Paulista na instituição, em abril de 2013.

O evento foi aberto na sexta-feira, 27, com a presença de representantes da PUC e FNPJ, e conferência do jornalista Ricardo Gandour, diretor de conteúdo de O Estado de S. Paulo. No sábado, no período da manhã, foram realizadas duas palestras. O professor José Marques de Melo, presidente da Intercom, falou sobre o tema “Jornalismo em tempo de crise”, e o jornalista Matthew Shirts, editor da National Geographic Brasil, abordou o tema “Perspectivas em relação à formação do Jornalista”. Durante o encontro foram apresentados 15 comunicações de pesquisa e experiências de ensino, que serão, posteriormente, disponibilizadas no site do FNPJ.

Wanderley Garcia

Diretor Regional Sudeste

sudeste2@fnpj.org.br

Deixe um comentário