Professores, acadêmicos e pós-graduandos vão discutir as novas diretrizes curriculares em Jornalismo no IIº Fórum Sul-brasileiro de Professores em Jornalismo. O evento acontece nos dias 26 e 27 no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Na pauta do Fórum, além dos espaços de debates e apresentações de trabalho, os participantes devem avaliar o documento que regulamenta as diretrizes curriculares em Jornalismo, recentemente aprovado pelo Conselho Nacional de Educação. E, para o painel sobre as diretrizes, já está confirmada a presença do professor Eduardo Meditsch, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo a organização do evento, trata-se de uma importante oportunidade aberta para debates e reflexões sobre as demandas do ensino brasileiro em Jornalismo. Um dos pontos fortes da pauta é a obrigatoriedade do estágio para estudantes da graduação, as especificidades do jornalismo, além da carga horária mínima e normas aos trabalhos de conclusão de curso.
A expectativa é que coordenadores dos cursos, em especial das instituições do Sul do País, participem deste momento fundamental para o cenário científico e profissional do campo jornalístico. As propostas discutidas devem ser encaminhadas para o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, agendado para abril de 2014 no Rio de Janeiro.
As inscrições ao IIº Fórum Sul-Brasileiro de Jornalismo podem ser feitas no site www.fnpj.org.br/soac/ocs/index.php?cf=25