por Da Redação

Membros da diretoria do Fórum Nacional de Professores em Jornalismo (FNPJ) participaram, entre os dias 2 e 6 de setembro, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 2010), evento que reuniu cerca de 3.500 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e docentes que atuam nos diversos campos da área de Comunicação Social no País.

A vice-presidente do FNPJ, professora Mirna Tonus (UFU/MG) participou, no dia 2, da reunião do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM), representando o Fórum, tendo sido indicada para compor a comissão eleitoral junto aos professores Adolpho Carlos Françoso Queiroz, presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom) e Carlos Eduardo Franciscato, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Mirna apresentou trabalhos no dia 3, no GP Políticas de Comunicação e Cultura, seção “O Brasil e a I Confecom”, coordenada pela professora Ada Cristina Machado Silveira, e no dia 5, no GP Comunicação e Educação, Seção “Juventude, TIC e formação”, sob coordenação da professora Luzia Mitsue Yamashita Deliberador. Paralelamente, acompanhou orientandos no Intercom Júnior nos DTs de Jornalismo e de Interfaces Comunicacionais, e, ainda, na Expocom, na categoria Games.

O diretor editorial e de comunicação da entidade, professor Paulo Roberto Botão (UNIMEP/SP), coordenou mesa do Intercom Júnior, na manhã do dia 06, e acompanhou apresentação de trabalhos da Expocom, na categoria de Revista Impressa, de estudantes sob a sua orientação.

O vice-diretor de comunicação do FNPJ, professor Demétrio de Azeredo Soster Soster (UNISC/RS), coordenou, na manhã de segunda, 6, a mesa “Ensino e aprendizado dos gêneros jornalísticos”; à tarde, participou como expositor na mesa “Do jornalismo diversional ao humanizado: múltiplas perspectivas”, coordenada por José Marques de Melo, no GT Gêneros Jornalísticos, e coordenou, às 16 horas, a mesa da Libercom Metamorfoses jornalísticas. Um dia antes, no domingo, foi jurado do Expocom e, à noite, no Publicom, com Fernando Firmino na Silva, lançou o livro “Metamorfoses Jornalísticas 2: a Reconfiguração da Forma (Edunisc, 2009).

Leonel Aguiar (PUC/Rio), do Conselho Consultivo do FNPJ, apresentou o trabalho “A lógica das sensações no discurso jornalístico: uma contribuição para o campo das teorias do jornalismo” no Grupo de Pesquisa em Teorias do Jornalismo, na mesa Os diversos campos da teoria do jornalismo (sessão 5 – dia 05/09 – das 14h às 16h). Também coordenou duas mesas de apresentação de trabalhos no GP de Teorias do Jornalismo – A cobertura política e as fontes no jornalismo (sessão 4 – dia 05/09 – das 16h às 18h.) e Sensacionalismo e ética no jornalismo (sessão 7 – dia 06/09 – das 10h às 12h), além de ter participado do evento de lançamento da Enciclopédia Intercom de Ciências da Comunicação, na qual é autor do verbete “resistência ecológica”.

Já Erivan de Oliveira, da Diretoria Regional Sudeste I, teve sua participação no Intercom voltada ao acompanhamento dos alunos de Jornalismo da UFV, que apresentaram e defenderam seis trabalhos classificados em maio no Expocom Sudeste em Vitória e consequentemente concorreriam ao prémio nacional. Desses seis trabalhos, venceram três (Site – Multimídia e Fotografia Jornalística). Tambpem aproveitou a participação para iniciar os contatos para realização dos encontros regionais ou estaduais da região sudeste.

E, por fim, o presidente do Fórum, Sérgio Luiz Gadini (UEPG/PR), apresentou trabalho de pesquisa no Grupo (GT) de Folkcomunicação, onde é editor-executivo da Revista Internacional de Folkcomunicação

A diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo prepara os eventos regionais, que acontecem em diversos estados do país, entre a primeira e a terceira semana do mês de abril de 2010.

Deixe um comentário