Mídias digitais estão no cotidiano do jornalismo
por Da Redação
As novas formas de ensino de Jornalismo serão abordadas no 11º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, nas mais de 20 atividades do evento programadas para acontecer entre os dias 18 e 20 de abril, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo . “Se estamos pensando novos paradigmas e práticas do Jornalismo, temos que pensar também em novas maneiras de ensiná-los”, diz o professor de Mídias Digitais do Mackenzie, Carlos Sandano Santos.
Sandano já trabalhou em diversos veículos e editoras e, pela sua experiência, reconhece a importância da realização do Encontro. “É uma maneira dos professores trocarem idéias e tentarem se situar nesse ambiente de transformação. O jornalismo e a maneira de entender sua função social estão mudando. Os paradigmas não satisfazem mais a prática. Então temos que pensar com os estudantes o significado de se fazer jornalismo hoje e melhorar sempre”, avalia.
Na opinião do docente, a tecnologia, por estar cada vez mais presente no cotidiano jornalístico, é um dos motivos dessa transformação: “As mídias digitais são apenas mais um sintoma de que o jornalismo mudou. Entender essa mudança de uma maneira mais complexa e completa é essencial. Assim como ver a tecnologia e suas características pelo ponto de vista das demandas dos estudantes e construir com eles as novas formas de conhecimento que são exigidas pela prática atual. Devemos despertar consciência crítica nesses jovens”.
Por: Fábio Paula
Respostas