por Da Redação
O 2º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo debate os rumos e o estágio da pesquisa em jornalismo no Brasil. O encontro acontece nos dias 26 e 27 de novembro, em Salvador, BA. O evento terá um total de 110 trabalhos científicos distribuídos entre 76 comunicações coordenadas e 44 comunicações individuais.
A Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo busca agregar estudiosos de uma área específica do conhecimento e nasce com o propósito de atuar em conjunto com todas as demais associações científicas ou acadêmicas já existentes, como Intercom, Compós e Fórum de Professores de Jornalismo. A entidade pretende estimular a articulação de uma rede nacional de pesqui-sadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado, tanto para a apresentação de trabalhos, quanto para a formação de redes para pesquisas específicas.
O primeiro Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, realizado na Universidade de Brasília (UnB), contou com a presença de mais de 100 pesquisadores, tendo sido apresentados 60 trabalhos científicos. Durante o encontro aprovaram-se os estatutos da SBPJor e foi eleita a primeira diretoria.
O presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Gerson Luiz Martins, participa do encontro da SBPJor como coordenador da Mesa Redonda que vai discutir A Pesquisa em Jornalismo no Brasil: realidade e perspectivas e terá como debatedores os professores Dr. Marcos Palacios (UFBA), Dra Sonia Virginia Moreira (INTERCOM), Dr. Eduardo Meditsch (UFSC) e Dra. Marcia Benetti Machado (UFRGS).
Confira a programação completa do evento na internet, no endereço: www.sbpjor.org.br.