Dentro da programação do 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo e III Congresso de Jornalismo da Amazônia, o professor Eugênio Bucci é um dos nomes confirmados para o evento.
Sua palestra acontece no dia 28 de abril, às 10h15, com o tema “Fatores que Sitiam o Jornalismo”. Sua palestra promete lançar luz sobre os muitos desafios enfrentados pela mídia hoje, desde a disseminação de desinformação até a erosão da confiança nas fontes tradicionais de notícias. “ Esse encontro de professores e professoras de jornalismo terá um significado ímpar, nós vivemos um período de incerteza, indefinições e asfixia da atividade da imprensa, e em Manaus, nós vamos conversar, refletir e projetar caminhos, soluções e novos desafios que estão a nossa espera”, afima Bucci.
Com contribuições significativas para o campo da comunicação nas últimas três décadas e uma vasta experiência como redator e colunista de algumas das publicações mais importantes do Brasil, Bucci se estabeleceu como uma voz de destaque nos desafios enfrentados pelo jornalismo na era digital.
Bucci é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde , também, já foi Superintendente de Comunicação Social da universidade, sendo responsável por gerenciar as estratégias de comunicação da instituição. Além de suas funções acadêmicas e administrativas, Bucci também é autor de vários livros sobre temas relacionados à comunicação e mídia.
Entre suas obras mais notáveis estão “O Estado de Narciso”, “A forma Bruta dos Protestos” e “Roberto Marinho”, uma biografia do fundador do maior conglomerado de mídia do Brasil. Ao reunir os principais especialistas da área, o Encontro Nacional de Jornalismo da Abej, oferece uma oportunidade valiosa para trocar ideias e desenvolver novas estratégias para enfrentar os desafios do cenário do jornalismo no século XXI.