Encontro Regional de Ensino de Jornalismo do Norte debate grandes eventos na Amazônia
A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), em parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA), realizará nos dias 11 e 12 de dezembro o 2º Encontro Regional de Ensino de Jornalismo do Norte (EREJOR NORTE) –
2024. O evento, que terá como tema central “Jornalismo e grandes eventos na Amazônia”, acontecerá de forma totalmente gratuita e online e apresenta discussões relevantes sobre o papel do jornalismo na cobertura de eventos de impacto na região amazônica, como a COP-30 e outros marcos recentes.
A inscrição é gratuita e o pode ser realizada no link a seguir: https://www.even3.com.br/2-encontro-regional-norte-de-ensino-de-jornalismo-518482
PROGRAMAÇÃO
A programação terá início na quarta-feira, 11 de dezembro, às 19h, com a abertura oficial do evento, conduzida por representantes da ABEJ e da UNAMA. Em seguida, acontecerá a primeira mesa de debates, intitulada “O ensino do jornalismo e a cobertura de grandes eventos na Amazônia”. A mediação será da Profa. Dra. Lúcia Helena Mendes Pereira (UFT), com as participações do Prof. Dr. Francisco Aquinei Queirós (UFAC), Prof. Dr. Thiago Almeida Barros (UNAMA) e Prof. Dr. Allan Rodrigues (UFAM).
No dia seguinte, quinta-feira, 12 de dezembro, das 16h às 18h, haverá uma reunião dos coordenadores de cursos de Jornalismo da região, promovendo um espaço de troca e articulação acadêmica. Às 19h, será realizada a segunda mesa de debates, com o tema “Jornalismo profissional, Amazônia e COP-30”, mediada pelo Prof. Dr. Rodolfo Marques (UNAMA). Os expositores incluem nomes de destaque como Franssinete Florenzano, jornalista e advogada (Portal Uruá-Tapera); Felipe Melo, diretor de conteúdo do Grupo Liberal; e Carolina Menezes, repórter especial do jornal Diário do Pará.
RELEVÂNCIA E CONTEXTO
O evento ocorre em um momento estratégico para a Amazônia, que se prepara para sediar a COP-30, em 2025, em Belém. Além de discutir os desafios e oportunidades dessa conferência de impacto global, o EREJOR NORTE abordará a cobertura jornalística de outros grandes eventos e suas implicações para a visibilidade da região no cenário nacional e internacional. A programação destaca a importância do jornalismo na promoção do desenvolvimento sustentável e na valorização das vozes locais em debates globais.
Respostas