Chamada de Trabalhos – 11º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo
por Redação
11º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo
CHAMADA DE TRABALHOS
Página de acesso para submissão de trabalhos: www.fnpj.org.br/15enpj
XI Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo
Curitiba – Paraná
24 a 26 de abril de 2014
Inscrições vão até 7 de abril
O Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no X Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá em Curitiba – Paraná, entre os dias 24 e 26 de abril de 2014. O período de inscrição começa em 1° de janeiro e vai até 24 de março de 2014.
Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial/Eletrônicos; Produção Laboratorial/Impressos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica, relato e pôster – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o XI Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas diretamente com os coordenadores dos GPs, por seus e-mails,
CHAMADA DE TRABALHOS
1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
1.1. Período para inscrição de trabalhos: 10 de janeiro de 2014 a 10 de março de 2014.
1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas diretamente com os coordenadores dos Grupos de Pesquisa. Veja os GPs e os emails dos coordenadores no item 1.4.
1.3. Data limite para divulgação do aceite: 24 de março de 2014
1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs)
> 1.4.1. Atividades de Extensão. Coordenadora: Profa. Dra. Sandra de Deus -sandra.deus@ufrgs.br
> 1.4.2. Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo. Coordenador: Profa. Dr. Edson Spentoff – edsonspenthof@uol.com.br
> 1.4.3. Pesquisa na Graduação. Coordenador: prof. Dr. Gerson Luiz Martins – comunicacao@fnpj.org.br
> 1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos. Coordenador: prof. Dr. Juliano Carvalho – relações.institucionais@fnpj.org.br
> 1.4.5. Produção Laboratorial – Impressos. Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Engel Bronosky – vice.presidente@fnpj.org.br
1.4.6. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Coordenador: Prof. Dr. Jorge Arlan de Oliveira Pereira – jorgearlan.op@gmail.com
Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no http://www.fnpj.org.br/grupos
2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:
2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;
> 2.2.1 Formato da Comunicação Científica (ver modelo anexo):
• Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;
• Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as).
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.
2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.
> 2.3.1 Formato de Resumo Expandido (ver modelo anexo):
• Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;
2.4 Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:
FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 15º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster
> 2.4.1 Formato do pôster
• Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm;
• Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m;
• Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador;
• Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores(as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem;
• Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver; deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto; • Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es);
• O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões;
• O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados;
• Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.
> 2.4.2. O aluno deve fazer a inscrição com o coordenador do Grupo de Pesquisa vinculado ao tema do trabalho. Veja os emails item 1.4.
> 2.4.3. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es).
> 2.4.4. Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster.
3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, poderão ser recusadas.
3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.
3.3. Os pôsteres serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.
4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP
4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;
4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores(as) de comunicações científicas ou relatos, poderão participar da apresentação, que deverá ter a presença de um(a) professor(a);
4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 24 de março de 2014;
> 4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito conforme orientação da tesouraria do FNPJ, Tesouraria: Sílvio Melatti (IELUSC/SC) e Segunda-Tesouraria: Wanderlei Garcia (UNIMEP-SP)
5. CERTIFICADOS
Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) ou pôster, enviado eletronicamente para o endereço de correio eletrônico informado na inscrição, somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP ou pôster. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica, Relato ou apresentação de Pôster.
6. PRAZOS E VALORES DAS INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas pelo Site Oficial do Evento até o dia 24 de março, com os seguintes valores: Até o dia 17/04 – R$ 120,00; Do dia 18/04 a 21/04 – R$ 130,00. Estudantes de Graduação em Jornalismo têm taxa diferenciada, de R$ 60,00 (até 17/04) e R$ 65,00 (de 18 a 21/04). Sócios do FNPJ com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.
Página de acesso para submissão de trabalhos: www.fnpj.org.br/15enpj
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