por Edson Luiz Spenthof
A assembléia realizada no último dia do XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo elegeu Belo Horizonte como sede do próximo ENPJ. Também aprovou a filiação do FNPJ à Socicom, discutiu e aprovou a proposta dos docentes para o estágio acadêmico em jornalismo e empossou a nova diretoria, que vai dirigir a entidade pelo biênio 2008-2010.
Entre os assuntos colocados em pauta na assembléia, o presidente eleito do FNPJ, Edson Spenthof, ressaltou a importância de decidir acerca do estágio, pois, após 30 anos de polêmica, os professores têm uma proposta nacional sobre o assunto. A maioria dos associados presentes votou e decidiu: permitir a carga horária de estágio de 30 horas semanais, a realização do estágio a partir do momento julgado apropriado por cada curso de jornalismo, levando em consideração a sua estrutura curricular, o seu projeto pedagógico e as condições de supervisão, e deixar expresso que o estágio também será supervisionado nas organizações não-governamentais.
Após o término das discussões e da votação que definiu a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) como sede do XII ENPJ – em abril de 2009 -, houve a posse da nova diretoria. O novo presidente, Edson Spenthof, afirmou que “será mantida a linha política da gestão passada”. Ele destacou que a diferença, possivelmente, será o aprofundamento de determinadas políticas, pois haverá mais diretores dividindo tarefas.
Adnyce Oliveira e Vanessa Marinelli