por Da Redação

Por Prof. Dr. José Marques de Melo

A revista PJ:BR editada pelo Grupo de Estudos sobre o Pensamentos jornalístico Brasileiro, vinculado ao Núcleo de Jornalismo Comparado da ECA-USP, anuncia sua terceira edição, referente ao primeiro semestre de 2004. A edição privilegia o tema novos olhares críticos sobre o fenômeno jornalístico brasileiro, conforme assinala o editor-assistente da revista, jornalista Marcelo Jaunuário em seu editorial de apresentação.

“De espectro temático mais amplo, nesta edição encontram-se estudos sobre História do Jornalismo, Jornalismo Policial, Jornalismo Digital, Filosofia da Comunicação, Jornalismo e Sindicalismo, Sensacionalismo, Pesquisa de Campo, dentre outros, que formam um leque abrangente e significativo da nova produção acadêmica em comunicação e dos assuntos que pautam o olhar investigativo da atual geração de pesquisadores.

Como destaque da edição, ressaltamos o dossiê sobre a implantação e os primeiros 5 anos do Departamento de Jornalismo e Editoração da USP, assinado pela Profa. Dra. Ruth Vianna, que contribui de forma decisiva tanto para a preservação da memória desta instituição e de seus personagens como para a pesquisa sobre o ensino do jornalismo no Brasil.”

Mais adiante, ele enfatiza: “Além das indicações de leitura como as contidas na seção “Resenhas”, agora dedicada a livros diversos, e arquivos de fontes documentais, como a lista parcial da hemeroteca e do acervo do professor Mário L. Erbolato, outros textos poderiam ser aqui estacados, devido às qualidades intelectuais e críticas que todos inegavelmente possuem. Mas preservemos o prazer da navegação e deixemos o julgamento com o leitor.

Assim, a Revista PJ:Br – Jornalismo Brasileiro completa um ano de existência e chega ao seu terceiro número. Em sua nova etapa, esta publicação acadêmica se abre para colaboradores de todo o país, buscando cumprir sua missão inicial de ser um centro de debates e informações para profissionais, pesquisadores, professores e alunos, quiçá para o público em geral, contribuindo para manter vivos a memória histórica e os avanços conceituais do pensamento autóctone brasileiro sobre comunicação e jornalismo.”

Para acessar a revista basta navegar pelo Portal do Jornalismo Brasileiro, digitando: www.eca.usp.br/prof/josemarques.

Deixe um comentário