por Juliano Mauricio Carvalho

CARTA DE SOROCABA

Os Professores dos Cursos de Jornalismo reunidos na Universidade de Sorocaba, Uniso, em 2 de outubro de 2005, manifestam as seguintes posições em defesa do ensino e dos cursos de Jornalismo:

1. Reafirmar os termos dos documentos publicados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), pelo Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (INTERCOM) e pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) em defesa do ensino e dos cursos de Jornalismo.

2. Reafirmar a importância social dos cursos de Jornalismo na formação política, ética, intelectual e profissional dos estudantes de Jornalismo.

3. Declarar inaceitável e repudiar o rebaixamento da área do Jornalismo para especialidade, conforme proposta apresentada pela CAPES na nova tabela das áreas de conhecimento, e defender a elevação do Jornalismo para área de conhecimento científico.

4. Recomendar a todos os cursos de Jornalismo que promovam um dia nas atividades acadêmicas para debater com estudantes, professores e profissionais a inserção da área de conhecimento do Jornalismo na tabela da CAPES e as propostas de Reforma Universitária apresentadas pelo Ministério da Educação.

5. Defender a manutenção dos cursos de Jornalismo como curso de ensino superior, com no mínimo quatro anos de duração.

6. Repudiar as propostas e iniciativas que pretendem reduzir o status acadêmico dos cursos de Jornalismo para cursos técnicos ou semelhantes.

7. Recomendar à FENAJ e ao FNPJ que desenvolvam e criem um sistema de avaliação da qualidade dos cursos de Jornalismo, conforme termos expostos em documentos já produzidos pelas entidades e por critérios ainda a ser definidos pelas entidades, para todos os cursos de Jornalismo no País, respeitadas as peculiaridades regionais.

8. Recomendar a moratória das autorizações para a abertura de novos cursos de Jornalismo até que todos os cursos em funcionamento sejam avaliados de acordo com a legislação em vigor (Sinaes).

9. Criar uma comissão de estudos dos instrumentos de avaliação dos cursos de jornalismo com o objetivo de analisar os critérios e os instrumentos de avaliação dos cursos de Jornalismo e propor diretrizes com vistas à realização do Enade.

Sorocaba, 2 de outubro de 2005

Deixe um comentário