por Da Redação
Com texto do Blog de notícias da SBPJor
O presidente do FNPJ, professor Gerson Luiz Martins, destacou a importância da parceria que a entidade realiza com a SBPJor. Segundo o professor Martins, viabilizar parcerias de trabalho é um dos objetivos da SBPJor e do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, as ações promovidas por uma das instituições são sempre apoiada pelas demais. Afirma ainda que existe uma cooperação entre a federação, a associação e também a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). As ações promovidas por uma das instituições são sempre apoiada pelas demais, como a atualização da tabela do CNPq proposta pela SBPJor, a reforma universitária – iniciativa do FNPJ – e a discussão para a manutenção da obrigatoriedade do diploma promovida pela Fenaj e FNPJ. Martins destaca que a realização do evento promovido pela SBPJor tem um papel importante para essas entidades. Ele afirma que é por meio da pesquisa que os professores desenvolvem o trabalho de campo.
Destacou o professor Martins que “a graduação deve propor novas formas de fazer jornalismo e isso só se realiza por meio da pesquisa. É fundamental que o ensino se renove”.
O dirigente conta que a preocupação atual da entidade é com a realização das avaliações dos cursos, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a avaliação in loco dos cursos de graduação. O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo deverá apresentar uma proposta autônoma – uma espécie de “selo FNPJ” – na qual os cursos que desejarem poderão ser avaliados através da entidade. Para isso, Gerson Martins informou que uma comissão especializada faria uma avaliação independente à do Governo Federal, com critérios mais qualificados.
O FNPJ conta hoje com cerca de 300 associados, com mais de 500 pessoas ligadas à entidade. Em abril do próximo ano, entre os dias 27 e 30, irá realizar a décima edição do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em Goiânia, na Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento terá como tema de debate os 60 anos de ensino de jornalismo no Brasil.
Foto: Leandro de Oliveira