por Da Redação
Com o auditório lotado e sob aplausos de alunos, professores e da comunidade jornalística brasileira, o 10° Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, realizado em Goiânia – Goiás, rendeu homenagens ao professor Nilson Lage, um dos pioneiros do ensino de jornalismo no Brasil.
Nilson Lage é professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina, e tido como um dos mais conceituados do país. O jornalista foi homenageado em reconhecimento a sua contribuição e atuação profissional na comunicação brasileira e especialmente no ensino de jornalismo.
O professor lembrou durante seu discurso, quando, há 38 anos, entrou pela primeira vez em sala de aula como professor, sendo considerado na época, por seus alunos, mais um a ser “desmamado” profissionalmente. Ele também criticou a Lei da Aposentadoria Compulsória, que lhe retirou de sala de aula ao completar 70 anos.
Nilson Lage ainda deu um conselho aos jornalistas e acadêmicos presentes, ao afirmar que a comunicação ainda tem muito a expandir, mas que isso depende somente deles. Segundo Lage, é cada vez maior o número de profissionais formados, mas que os jornalistas devem olhar para o futuro e para a era digital.
Nilson Lage é autor de inúmeros livros utilizados em sala de aula por professores de todo o Brasil, entre eles estão Ideologia e Técnica da Notícia, Estrutura da Notícia e Linguagem Jornalística.
Willian Assunção – Agência de Notícias