por Da Redação

O segundo dia do 10° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo foi aberto pelo Encontro dos coordenadores de cursos de jornalismo. O grupo de discussão contou com representantes de todas as regiões do Brasil, o que “superou as expectativas da organização”, diz Gerson Martins, presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

As matrizes curriculares foi um dos temas mais debatidos pelos professores. A falta de informação sobre o projeto Universidade Nova, encomendado pelo MEC e elaborado por professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) provocou discussões e questionamentos..

A proposta prevê a volta do currículo básico nas faculdades, ou seja, os alunos seriam divididos por áreas de interesse, durante três anos, e teriam as mesmas disciplinas. Somente depois desse período cada um escolheria a sua “profissionalização”.

Os coordenadores preferiram não se posicionar a respeito do projeto. Por enquanto, eles irão fazer uma análise e, posteriormente, apresentar um parecer. Antes a discussão deverá ser aprofundada nos encontros estaduais.

Os integrantes decidiram estruturar uma rede de coordenadores via e-mail. Esse recurso será utilizado para a manutenção do grupo formado na reunião deste sábado, 28. Por este meio, os participantes poderão dar continuidade as discussões e trocar informações.

Na Assembléia Geral será publicado um documento, produzido pelos coordenadores, para divulgar todos os temas e decisões da reunião deste sábado.

Luís Gustavo de Araújo – Agência de Notícias.

Deixe um comentário