por Da Redação
Do Boletim da FENAJ
Representantes de 12 Sindicatos, professores de cerca de 15 Cursos de Jornalismo e estudantes participaram do Seminário de Avaliação dos Projetos de Estágio Acadêmico da FENAJ, dia 19, em Brasília. Reafirmou-se que, pela regulamentação profissional do jornalista, o estágio continua proibido se for utilizado para exploração de mão-de-obra. Somente o estágio acadêmico é permitido.
Foi consenso entre os participantes do debate que o estágio em jornalismo só pode ser realizado se realmente se constituir em complemento à formação e deve ocorrer, conforme orienta o Programa de Qualidade de Ensino da FENAJ, com acompanhamento tanto da Universidade quanto de profissionais nos locais onde é desenvolvido. Também se reafirmou o critério de que convênios e contratos de estágio não podem ser celebrados sem a concordância dos Sindicatos.
Todos os requisitos para a realização de estágio acadêmico que já constam no Programa de Qualidade de Ensino foram reafirmados e vários outros, como o estabelecimento de bolsas, carga horária, acrescidos com o objetivo de padronizar e melhorar nacionalmente a sua implementação.
Ao final do Seminário, foi criado um Grupo de Trabalho para a produção de um detalhado relatório que será enviado a todos os Sindicatos, pela FENAJ, e professores, através do FNPJ, para recolhimento de mais sugestões. O GT vai sistematizar todas as sugestões recolhidas e formular uma proposta que será submetida ao próximo Congresso Nacional dos Jornalistas, marcado para ano que vem, em Minas Gerais.