por Da Redação

Mais de 60 trabalhos de pesquisa, extensão e experiências acadêmicas que vêm sendo implantadas em diversas escolas de jornalismo foram apresentados nesta sexta-feira à tarde e manhã de sábado, durante o 8º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. A troca de experiências, além, das palestras e oficinas, constitui um dos principais instrumentos para o objetivo do Fórum: o compartilhamento de conhecimentos em busca do aperfeiçoamento das ações pedagógicas e da melhoria dos profissionais formados pelas universidades.

Os participantes do Fórum se dividiram em cinco grupos de trabalho: Projetos Pedagógicos, coordenado ela professora Sandra Freitas; Pesquisa na Graduação, coordenado (professor Luiz Martins); Atividades de Extensão (professora Sandra de Deus); Produção Laboratorial Impressos (professora Carmem Pereira) e Produção Laboratorial Eletrônicos (Juliano Carvalho).

Pesquisas na Graduação

O professor Luiz Martins, da Universidade de Brasília (UNB), mediou as discussões acerca das pesquisas desenvolvidas dentro do ensino de graduação. A exposição de Cláudia Jawsnicker (FAG-PR), O incentivo à pesquisa em todas as séries na graduação, provocou uma ampla discussão sobre metodologia científica empregada em sala de aula. Já Maria Luíza Nóbrega de Morais (UFPE) fez uma perspectiva histórica sobre a pesquisa na área de jornalismo no estado de Pernambuco.

O trabalho Padrão e desvios: cobertura do mundo islâmico e da guerra do Iraque apresentado pelos professores Antonio Marcos Pereira Brotas e Urpi Montoya da Faculdade Jorge Amado (salvador Ba) apresenta alguns aspectos ideológicos e políticos nas coberturas jornalísticas e ressalta ainda a importância de o jornalista ter um olhar mais amplo para que a notícia não se torne propaganda de guerra.

Outros aspectos foram abordados, como a importância da leitura crítica do profissional e do aluno de comunicação.

Extensão Universitária

No GT “Atividade de extensão”, coordenado pela professora Sandra de Deus, da UFRGS, houve a apresentação de oito trabalhos de extensão desenvolvidos com estudantes de jornalismo. Durante as exposições os professores ressaltaram a importância da extensão para o cumprimento da função social da universidade, de levar à sociedade contribuições para o exercício da cidadania.

Um desses projetos foi o Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo – Extensão da Universidade às Salas de Aula, desenvolvido pela professora Roseméri Laurindo, da UFSC, em Alto Vale do Itajaí, interior de Santa Catarina, visando levar o jornalismo a uma cidade do interior, por meio de um jornal impresso encarregado de divulgar os acontecimentos da comunidade.

Já o trabalho O jornal Comunitário e a educação não-formal: O “Conexão Jovem” e a Valorização da Auto-estima,coordenado pelo professor Amarildo Carnicel, da Puc-Campinas, suscitou polêmica durante o debate, realizado logo após as exposições. O projeto consiste na elaboração de um jornal na periferia, pelos jovens da comunidade, o que gerou questionamentos dos profissionais sobre a legalidade da produção dos textos pelos adolescentes.

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