por Assessoria de Imprensa – 8° Fórum
Deu casa cheia na abertura do 8o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, na noite desta quinta-feira. A tônica dos discursos foi a necessidade de unir forças na busca da qualidade da formação dos jornalistas e o desafio de quebrar as barreiras contrárias à criação do Conselho Federal de Jornalistas, defendido na Mesa como um instrumento de fiscalização e fortalecimento do exercício da profissão.
O coordenador do 8o Fórum, professor Boanerges Lopes, destacou o evento como o espaço de reflexão e compartilhamento de experiências, buscando aprofundar conhecimentos e discutir novas idéias, sempre pensando nos processos de qualificação dos cursos, na busca de aperfeiçoamento das ações pedagógico-acadêmicas e, por conseqüência, na melhoria do desempenho dos profissionais.
O presidente nacional do Fórum, Gerson Martins, defendeu também a criação de uma ampla frente de discussão sobre o projeto de reforma universitária que está sendo proposto pelo governo, para que os anseios e objetivos da comunidade acadêmica tenham sua garantia.
Os presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, e do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Antônio Pereira Filho, aproveitaram o espaço para reforçar a luta pela implantação do Conselho Federal de Jornalistas e pedir parceria; união de forças pela valorização profissional. “Precisamos criar mecanismos para unificar as ações e resistir às forças que tentam acabar com a profissão. O melhor lugar para esse debate é nas escolas de jornalismo”, destacou Sérgio Murilo.