por Da Redação

O Fórum Mineiro de Professores de Jornalismo realizou um encontro regional em Uberaba em dois e três de abril com a presença de cerca de vinte participantes. Jornalistas, professores e estudantes discutiram o ensino da profissão, mudanças na legislação profissional e outras questões relativas ao ensino e ao exercício profissional. À tarde, foi feito o lançamento de livros de professoras da região.

Professores mineiros saem na frente na regionalização

Inspirado no Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, o Fórum Mineiro de Professores de Jornalismo começou a constituir-se a partir de um grupo de professores de disciplinas de formação específica em Jornalismo, tendo suas primeiras reuniões formais em 2003. Desde o início, o Fórum vem contando com o apoio do Sindicato Profissional dos Jornalistas de Minas Gerais e de diversas instituições superiores de ensino, partindo para sua oficialização em junho de 2003, quando realizou o evento de sua pré-formalização jurídica, durante o 7º Congresso Estadual de Jornalistas, realizado em Mariana-MG.

Em seu Estatuto, o Fórum prevê a participação como membros efetivos, além de professores de Jornalismo, de jornalistas e pesquisadores em Jornalismo, constituindo uma organização composta de público de alto potencial de formação de opinião, tanto pública – pela atuação direta na mídia a partir do exercício profissional – quanto qualificada – pela atuação junto a alunos de todas as escolas de Jornalismo de Minas Gerais e pela atuação em pesquisas na área do Jornalismo.

Potencialmente, o Fórum poderá ter como associados aproximadamente 350 professores de Jornalismo que atuam em Minas Gerais e mais de mil jornalistas diplomados, além de cerca de 50 pesquisadores autônomos. Para permitir a participação qualificada de todos os seus potenciais associados, o Fórum terá, além da missão de realizar encontros anuais, grupos permanentes de pesquisa, congregados em torno de núcleos científicos.

Acesse o sítio do Fórum Mineiro de Professores de Jornalismo no seguinte endereço: www.professoresjornalismo.jor.br/minas

Deixe um comentário