por Da Redação

Organizado pela Apijor (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual do Jornalista Profissional) e Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Interesse Público, do Departamento de Jornalismo da ECA/ESP, a iniciativa contou com o apoio da Fenaj, FNPJ, SBPJor, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e Fapesp.

Na abertura oficial, o diretor de Comunicação do FNPJ, Paulo Roberto Botão, chamou a atenção para a gravidade do momento pelo qual passa o ensino do jornalismo no país. Defendeu a necessidade dos professores participarem ativamente das discussões em torno da reformulação das diretrizes curriculares para o ensino, mas também se envolverem nos movimentos em torno da defesa da exigência do diploma específico de nível superior para o exercício da profissão e pela aprovação de uma nova Lei de Imprensa.

Botão informou que o FNPJ já apresentou à Comissão de Especialistas do MEC, que está conduzindo o processo de revisão das diretrizes curriculares, um documento no qual aponta suas contribuições. Este documento, entretanto, continua em discussão no interior do Fórum, e já recebeu sugestões no encontro nacional de professores em Belo Horizonte. Uma nova versão deve ser encaminhada aos representantes do MEC após a audiência pública de São Paulo.

A mesa de abertura do evento, coordenada pelo professor José Coelho Sobrinho (ECA), também contou com a presença de José Luiz Proença (ECA), José Augusto de Oliveira Camargo (presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo), Paulo Canabrava (Apijor), e Maria Aparecida de Souza (Agência USP de Inovação).

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