A íntegra da Carta Aberta:

“Colega Docente em Jornalismo!

Ao longo dos últimos meses, representantes das entidades da área (profissionais, docentes e estudantes) realizaram inúmeras atividades para manter em pauta a necessidade de regulamentar a obrigatoriedade da formação universitária para o exercício do Jornalismo.

Neste momento, a proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê a obrigatoriedade de formação acadêmica tramita no Senado Federal e deve entrar em pauta na primeira semana de setembro/10, quando o Congresso realiza “esforço concentrado” para garantir quórum.

Continuar a luta é de fundamental importância. Outros setores da sociedade demonstraram, como nunca antes ocorrera, compreensão e solidariedade à nossa causa. Políticos de todos os partidos têm reconhecido a legitimidade de nossas reivindicações. Conseguimos reverter o quadro criado pelo STF. Neste momento, há um ambiente bem mais favorável, mas não definido. Encontramo-nos na reta final de um grande esforço. Mais do que nunca, é hora de mobilização.

Solicitamos, assim, que cada colega docente entre em contato com os senadores e deputados de seu Estado, destacando a importância e a necessidade de garantirem presença neste momento histórico para o Jornalismo Brasileiro, bem como cobrando atenção a esta proposta que assegura o fortalecimento da área. Alguns poucos minutos – para um contato por telefone, e-mail ou msg em twitter e outras redes – podem fazer a diferença em tempos de campanha eleitoral, em que a frequência no Congresso Nacional costuma ser baixa. Convide os colegas professores e estudantes para fazer a mesma intervenção.

Formação Universitária em Jornalismo é uma proposta de todos que atuam na área (jornalistas, estudantes e professores) e da sociedade brasileira! Faça sua parte!

att, P/ Diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo”