por Valci Zuculoto
A Assembléia Geral do 9º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, realizada no dia 30 de março, em Campos dos Goytacazes, aprovou a criação de um novo Grupo de Trabalho para os encontros nacionais. Trata-se do GT Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo. A criação do grupo é uma demanda dos professores e foi formalizada no Seminário Nacional Ética no Jornalismo, promovido pela FENAJ em Londrina. O novo GT terá a coordenação do Diretor Científico do FNPJ, professor Edson Spenthof (UFG).O coordenador do GT vai elaborar a pauta de referência para que os professores de jornalismo possam encaminhar trabalhos ao 10º Encontro do FNPJ.
O acesso ao GT Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo é feito por meio do sítio web do FNPJ, processo que será usado para a remessa dos textos ao 10º Encontro do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, marcado para os dias 28, 29 e 30 de abril de 2007.
O GT ENSINO DE ÉTICA E TEORIAS DO JORNALISMO foi proposto pelo Grupo de Trabalho Formação Ética nas escolas de jornalismo do Brasil, realizado no Seminário Nacional em Londrina, entre os dias 30 de março e 1 de abril de 2006. O jornalista Ayoub Hanna Ayoub sugeriu a criação de um fórum permanente para discussão do ensino de ética nos cursos de jornalismo, que teve a adesão e o endosso do participantes do GT e da FENAJ. A Federação Nacional dos Jornalistas encaminhou, então, a proposta formalmente para o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.