Ocorreu nesta quinta-feira em Brasília, dia 04, a apresentação dos resultados da pesquisa Perfil profissional do jornalista brasileiro. O anúncio dos resultados foi realizado pelo professor Samuel Pantoja Lima (UFSC), um dos coordenadores do estudo, numa coletiva à Imprensa.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e com apoio do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores do Jornalismo (SBPJor). O presidente da FENAJ destacou a exclusividade de iniciativas como esta pelo fato de unir entidades relacionadas à formação, pesquisa e ao mundo do trabalho.
Para a presidente do FNPJ, Mirna Tonus, os resultados servirão para subsidiar outras análises referentes ao jornalismo, contribuindo substancialmente para o avanço das pesquisas no campo jornalístico.
Os dados da pesquisa estarão reunidos num livro “Perfil do jornalista brasileiro – Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012”, Insular (Florianópolis) com previsão de lançamento para 2013.