por Da Redação

Do Boletim da FENAJ

A FENAJ, o FNPJ e a SBPJor intensificam, nesta semana, os preparativos para o Seminário “Formação Profissional e Qualidade de Ensino em Jornalismo – as implicações da Reforma Universitária” , que será realizado dia 18 de agosto, em Brasília. Paralelamente, prosseguem nos estados debates preparatórios ao evento, como o que o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realiza dia 15.

Além de representantes das entidades promotoras, foram convidados a se manifestarem como expositores representantes do Ministério da Educação, da Associação Brasileira de Escolas da Comunicação (Abecom), da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A coordenação do seminário espera ter a confirmação dos palestrantes até Sexta-feira (05/08).

O debate sobre a Reforma Universitária e o Ensino de Jornalismo promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro será às 18 horas do dia 15, na sede da entidade (Rua Evaristo da Veiga, 16 – 17º andar – Centro). O evento é gratuito e conta com a participação dos professores e estudantes da área. Os interessados podem obter mais informações pelo fone (21) 2544-2100 ou e-mail feroli@gmail.com.

As inscrições para o Seminário Nacional estão abertas e são gratuitas, exigindo-se apenas o preenchimento da ficha que acompanha o folder com a programação (disponível no site da Federação) e seu envio para fenaj@fenaj.org.br ou através do fax (61) 32 42 66 16.

Estágio em Jornalismo

No dia 19 de agosto, também no Hotel Bristol, em Brasília, será realizado o Seminário Nacional de Avaliação dos Projetos de Estágio Acadêmico em Jornalismo, com o objetivo de elaborar uma proposta de padronização nacional. A FENAJ já tem critérios gerais definidos no Programa de Qualidade de Ensino. E agora deve-se ampliá-los e padronizá-los para todo o país.

Hoje verifica-se experiências diferenciados de estágio nas faculdades de jornalismo do país. Por isso, a Federação pretende fazer um balanço destas experiências, aproximando professores, estudantes, profissionais e Sindicatos no debate e formulação de uma política nacional de estágio a ser encaminhada por todos.

Para adiantar este trabalho, a Federação reitera a solicitação, a todos os Sindicatos que desenvolvem programas de estágio acadêmico, que enviem um relatório das atividades, juntamente com cópia dos convênios assinados. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail valci@fenaj.org.br.

Deixe um comentário