por Da Redação
As entidades do Jornalismo e da Comunicação fecharam a proposta final da Tabela das Áreas de Conhecimento para Comunicação, em reunião realizada na última segunda-feira, 31 de outubro. Participaran da reunião, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, os representantes de área no CNPq, Maria Immacolata Vassallo de Lopes e na CAPES, Marcius Freire; o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), José Marques de Melo; da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Elias Machado; da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), José Gatti e do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE), Maria Dora Mourão. A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação (COMPÓS) e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) enviaram propostas que serviram como parâmetro das discussões, mas não puderam comparecer na reunião.
A primeira reunião (foto) das entidades e pesquisadores da comunicação aconteceu em maio, na USP.Os participantes chegaram a posição consensual definida a partir das contribuições das sociedades científicas e das associações acadêmicas da área, propondo que a Área da Comunicação esteja classificada em 6 subáreas e 233 especialidades, a saber:GRANDE ÁREA:CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASSUBÁREAS: 1. CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO2. COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO3. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PUBLICAS E PROPAGANDA4. JORNALISMO E EDITORAÇÃO5. MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS6. TEORIAS DA COMUNICAÇÃOESPECIALIDADES1. Análise Fílmica e das Formas Audiovisuais2. Animação3. Antropologia da Comunicação4. Arquitetura da Informação5. Arte e Mídia6. Artecomunicação7. Autoria e Direitos Autorais8. Bibliologia9. Cenografia10. Cibercultura11. Cibercomunicação12. Ciberentretenimento13. Cinejornalismo14. Cinema Brasileiro15. Cinema Estrangeiro16. Comunicação Ambiental 17. Comunicação Científica18. Comunicação Comunitária19. Comunicação e Arte20. Comunicação e Consumo21. Comunicação e Cultura22. Comunicação e Discurso23. Comunicação e Educação24. Comunicação e Entretenimento25. Comunicação e Extensão Florestal26. Comunicação Eclesial27. Comunicação Empresarial28. Comunicação Internacional 29. Comunicação e Música30. Comunicação e Política31. Comunicação Organizacional32. Comunicação Persuasiva33. Comunicação Regional34. Comunicação Rural35. Comunicação e Saúde36. Comunicação e Sociabilidade37. Comunicação e Sociedade38. Comunicação e Subjetividade39. Comunicação em Rede40. Comunicação institucional41. Comunicação Mercadológica42. Comunicação Política43. Comunicação Pública44. Comunicação Religiosa45. Comunicação Sindical46. Consumos Culturais47. Criação e Produção de Bens Culturais48. Criação Cinematográfica49. Criação Publicitária50. Criação Radiofônica e Televisiva51. Criação Videográfica52. Crítica da Mídia53. Cultura de Consumo54. Cultura Digital55. Cultura do Impresso56. Culturas e Modos de Vida57. Culturas Globais, Nacionais, Regionais, Locais e Glocais58. Culturas Tecnológicas59. Design Gráfico60. Direção de Atores61. Direção de Cinema e Audiovisual62. Divulgação Científica63. Direito da Comunicação64. Documentário65. Dramaturgia66. Economia da Comunicação67. Economia da Cultura68. Economia e Gestão de Cinema e Audiovisual69. Economia e Gestão do Jornalismo70. Economia Editorial71. Economia Política da Comunicação72. Economia política e Legislação do Audiovisual73. Edição de Cinema e Audiovisual74. Editoração Eletrônica75. Educomunicação77. Ensino da Comunicação78. Ensino do Jornalismo79. Epistemologia da Comunicação80. Estereografia81. Estética da Comunicação82. Estéticas do Cinema e do Audiovisual Brasileiro83. Estéticas e Linguagens do Audiovisual84. Estratégias da Comunicação85. Estudo de Mercado86. Estudos Culturais87. Estudo de Mídia88. Ética da Comunicação89. Ética e Defesa do Consumidor90. Ética e Deontologia das Relações Públicas e das Organizações91. Ética e Deontologia do Jornalismo92. Ética e Informação93. Ficção Radiofônica94. Filosofia da Comunicação95. Folkcomunicão96. Formatos e Gêneros Jornalísticos97. Fonografia 98. Fotografia99. Fotografia Publicitária100. Fotojornalismo101. Games102. Gêneros, Formatos e Linguagens Jornalísticos103. Gêneros radiofônicos104. Gêneros Televisivos105. Gêneros Cinematográficos106. Gestão da Cultura107. Gestão de Processos de Comunicação Organizacional108. Gestão Publicitária109. Hemerografia110. Hipermídias111. História da Comunicação112. História da Editoração113. História da Imprensa114. História da Publicidade e da Propaganda115. História da Televisão116. História das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional117. História do Cinema118. História do Jornalismo119. História do Livro120. História do Rádio121. História e Economia Editorial122. História e Teoria do Documentário123. História Editorial124. História da Editoração125. História, Estética e Linguagens do Cinema e dos Meios Audiovisuais126. Indústria Cultural127. Inovações tecnológicas128. Interfaces Digitais129. Internet130. Interpretação Cinematográfica131. Jornalismo Brasileiro132. Jornalismo Comunitário133. Jornalismo Científico134. Jornalismo Digital135. Jornalismo Empresarial136. Jornalismo Especializado137. Jornalismo On-line138. Jornalismo Segmentado139. Jornalismo Rural140. Linguagem e Discursos Institucionais141. Linguagem Publicitária142. Linguagens e Formatos de Televisão143. Linguagens e Formatos Radiofônicos144. Linguagens, Gêneros e Formatos (da Radiodifusão, Televisão e Videodifusão)145. Marketing Político 146. Meios e Redes Digitais147. Meios Impressos148. Mercadologia149. Metodologias da Comunicação150. Mídias e Conhecimento151. Mídia Digital 152. Mídias Emergentes e Alternativas153. Mídia Impressa154. Mídia Local155. Midiologia Comparada156. Modalidades de Organização das Culturas157. Modelos de Rádio e Televisão158. Modelos e Produtos Jornalísticos159. Organização Editorial de Jornais160. Pedagogia da Comunicação161. Pensamento Comunicacional Latino-americano162. Pesquisa em Audiovisual163. Pesquisa em Jornalismo164. Pesquisa em Publicidade165. Pesquisa em Rádio e TV166. Pesquisa em Relações Públicas167. Pesquisa Videográfica168. Políticas e Estratégias de Comunicação nas Organizações169. Práticas Sociais de Leitura170. Processos da Comunicação171. Processos de Comunicação nas Organizações172. Processos Interativos e Imersivos173. Processos, Políticas e Estratégias de Comunicação das Organizações174. Produção de Cinema e Audiovisual 175. Produção de Sentido176. Produção e Gestão, Redes e Sistemas de Rádio, TV e Vídeo (comercial, governamental, público, comunitário, regional, local, segmentado)177. Produção Radiofônica178. Produção Televisiva179. Psicologia da Comunicação180. Publicidade Eleitoral181. Quadrinhologia 182. Rádio e Televisão Especializados e Segmentados183. Radioarte184. Radiodifusão185. Radiodifusão Comercial186. Radiodifusão Comunitária187. Radiodifusão Educativa188. Radiojornalismo189. Realização em Cinema190. Realização em TV e Vídeo191. Recepção Midiática192. Redes e Modos de Circulação de Bens Culturais193. Redes Globais, Nacionais, Regionais, Locais e Glocais194. Relações Públicas Especializadas (governamentais, no terceiro setor, comunitárias)195. Responsabilidade Social das Organizações196. Retórica e Discursos Institucionais197. Roteiro de Cinema e Audiovisual198. Roteiro e Direção Cinematográficos199. Roteiro, Produção, Direção e Edição do Cinema e do Audiovisual200. Roteiro Radiofônico201. Semiótica202. Semiótica da Comunicação203. Sistemas e Processos Editoriais204. Sistemas Imersivos205. Sistemas Interativos206. Sociografia do Jornalismo207. Sociologia da Comunicação208. Som209. Suportes Comunicacionais das Práticas de Comunicação das Organizações210. Taxonomia da Comunicação211. Tecnologias Audiovisuais212. Tecnologias Digitais213. Tecnologias da Imprensa214. Telejornalismo215. Telenovela216. Teoria do Cinema e dos Meios Audiovisuais217. Teoria da Comunicação Organizacional218. Teoria da Imagem219. Teoria do Rádio220. Teoria da Televisão 221. Teoria e Ética do Jornalismo222. Teorias da Publicidade e Propaganda223. Teorias da Recepção224. Teorias das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional225. Teorias do Jornalismo226. Teorias e História da Publicidade e Propaganda227. Valores, Comportamentos e Estilos Culturais228. Vídeo229. Videoarte230. Videodifusão231. Vídeojornalismo232. Videologia233. Webdesign