por Da Redação
A coordenação do 3º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo divulgou a Carta de Piracicaba e as deliberações da plenária final do evento. O evento reuniu perto de 100 participantes, de 35 instituições de ensino superior do Estado de São Paulo e teve a apresentação de 41 comunicações nos grupos de trabalho.
Entre os pontos destacados na Carta de Piracicaba estão a importância do estágio acadêmico e do Conselho Federal dos Jornalistas, medidas que contribuirão para a melhoria do ensino de jornalismo no país. Segue abaixo, na íntegra, a Carta e, em anexo, o relatório da plenária final do encontro.
Carta de Piracicaba
Os professores de jornalismo do Estado de São Paulo, reunidos na plenária final do 3º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, reafirmaram a necessidade de preservação da qualidade do ensino de jornalismo, em suas dimensões ética, técnica, política e social, como condição indispensável à manutenção de um jornalismo que atenda às necessidades da sociedade brasileira.
As inovações no campo das tecnologias da informação, especialmente os processos de digitalização e comunicação em rede, exigem a formação de profissionais atentos às demandas técnicas e, sobretudo, absolutamente conscientes da natureza da informação jornalística e de sua importância em uma sociedade democrática. A formação do jornalista não pode limitar-se a atender às exigências do mercado de trabalho, mas precisa considerar as necessidades prementes de transformação social do país.
As instituições de ensino que formam o jornalista, por sua vez, não podem continuar à margem das discussões e decisões que envolvem o estágio acadêmico. Neste aspecto, em consonância com as deliberações do 1º Encontro de Coordenadores de Curso de Jornalismo do Estado de São Paulo, realizado na Unimep no dia 19 de outubro, os professores reafirmam que o estágio deve ser reconhecido como elemento fundamental para a formação dos novos profissionais, integrando-se à realidade do mercado de trabalho. A medida só terá efetividade, entretanto, com a inclusão do estágio como disciplina da matriz curricular, além da garantia de que não será entendido como substituto das atividades laboratoriais desenvolvidas nas universidades.
Da mesma forma os presentes ratificaram o entendimento de que a criação do Conselho Federal de Jornalistas é medida que contribuirá para a contenção de abusos na questão do estágio e para a melhoria das condições de ensino e exercício profissional.
Os participantes também salientaram o fato da Universidade Metodista de Piracicaba ter sido a sede, em 1994, por ocasião do Congresso da Intercom, do primeiro encontro de professores de jornalismo do país, que deu origem, três anos depois, ao Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo. Em razão disto, o Encontro Paulista de Piracicaba, em sessão solene no dia 19 de outubro de 2007, prestou homenagem ao professor doutor José Marques de Melo, presidente da Intercom, por sua contribuição ao ensino de jornalismo no Brasil, e ao professor doutor Gerson Luiz Martins, presidente do FNPJ, por sua contribuição à organização dos professores de jornalismo do país.
Piracicaba, 20 de outubro de 2007.