por Da Redação

A campanha pelo diploma de Jornalismo tem recebido apoio dos sindicatos de jornalistas e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). O Fórum, por sua vez, tem realizado diversos encontros, de âmbito estadual ou regional, contemplando esse e outros temas de interesse do meio acadêmico (professores, pesquisadores e estudantes) e dos profissionais do jornalismo. Neste contexto, com o objetivo de contribuir com as discussões acerca do ensino e da prática do jornalismo, bem como de fortalecer a campanha em defesa do diploma, acontecerá no Recife, no próximo dia 12 de dezembro, o ENCONTRO NORDESTINO DE PROFESSORES DE JORNALISMO. Será uma jornada cuja meta é uma maior aproximação entre instituições, profissionais e estudantes, buscando novos espaços de articulação e, assim, a troca de experiências, o aprofundamento dos debates e o planejamento de possíveis ações conjuntas.

A “abertura informal” do encontro acontece na véspera (11 de dezembro, às 20 horas, na Torre Malakoff – Recife Antigo), durante a cerimônia festiva de entrega do 15º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE). A reunião do dia seguinte está programada para o auditório da Aliança Francesa, com a realização de uma mesa-redonda no período da manhã e de uma plenária, aberta aos relatos de experiência, no período da tarde. Está previsto, para o encerramento, um ato público em defesa do diploma, marcando o Dia Nordestino de Mobilização – e mais uma atividade de divulgação do livro organizado pela Fenaj (“Formação superior em jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade”). Além do esforço do FNPJ e da Fenaj, com suporte local do SinjoPE, os sindicatos dos jornalistas de Alagoas e do Ceará já estão empenhados em garantir uma significativa representação dos respectivos estados, envolvendo ainda as escolas de comunicação.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela Internet em formulário disponível no site da Universidade Católica de Pernambuco. Os participantes terão direito a certificado. Uma Agência de Viagens está encarregada de apresentar opções de hospedagem em condições especiais para os inscritos – além de alternativas de passeios, também com tarifas diferenciadas, para os que permanecerem no Recife durante o final de semana (informações: Stylustur, com Nélida Costa ou 81-3269.6859).

PROGRAMAÇÃO

8h30 Credenciamento

9h Conferência de Abertura – Fazer Jornalismo: formação, prática e perspectivas

. Alfredo Vizeu (PE), conferencista

. José Carlos Torves (RS), debatedor

. Ricardo Mello (PE), coordenador – SinjoPE e FNPJ

10h30 Intervalo

10h45 Mesa-Redonda – O que é ser Jornalista

. Suzana Blass (RJ)

. Alexandre Henrique Lino (AL)

. Cristiane Bonfim (CE)

. Rafael Marroquim (PE)

. Aline Grego (PE), coordenadora – Unicap

12h15 Intervalo

14h Relatos de Experiência

16h Intervalo

16h15 Plenária Final – Diploma e Currículo: dois desafios em pauta

18h Encerramento

Currículos resumidos dos convidados

José Carlos Torves, Jornalista, Sociólogo, Mestre em Comunicação pela PUC-RS, Pesquisador da UNB, é autor do livro “Televisão Pública”. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Atualmente integra a diretoria da entidade e também da FENAJ, no Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral. É um militante pela democratização das comunicações.

O Prof. Dr. Alfredo Vizeu tem graduação em Jornalismo pela PUC-RS, com Pós-Graduação na mesma Universidade (1997) e na UFRJ (2002). Fundador da SBPJor. Como pesquisador, recebeu, em 2007, o Prêmio Luiz Beltrão Liderança Emergente (da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação – Intercom). Autor dos livros Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo e O lado oculto do telejornalismo; organizador dos livros Telejornalismo: a nova praça pública e A Sociedade do Telejornalismo. Trabalhou em redações de jornal e tevê de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. É coordenador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade do PPGCOM da UFPE, onde leciona.

Alexandre Henrique Lino é jornalista desde 2002. Formado pela Universidade Federal de Alagoas, já trabalhou na TV Educativa e na Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e na Companhia Energética de Alagoas (Ceal). Especialista em Docência no Ensino Superior, ensina no curso de Comunicação Social do Cesmac desde 2004. Atualmente é repórter de política em O JORNAL e diretor do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas.

Suzana Blass, jornalista, é especialista em Políticas Públicas e mestre em Ciência da Informação. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio, ingressando no Jornal do Brasil em 1980, para trabalhar no Departamento de Pesquisa do JB. Em 1984 foi para a Rádio Jornal do Brasil, onde permaneceu até 1993. Chefia a Pesquisa do jornal O Dia há 9 anos. É presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

Cristiane Bonfim é jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com experiência em assessoria de imprensa e jornal. Venceu, em parceria com Filipe Palácio, o Prêmio Comércio Justo e Solidário de Jornalismo Impresso em 2008 (ONG Visão Mundial e BID). Foi repórter do jornal O POVO, onde atuou em Política, Brasil e Internacional. Repórter de Economia do jornal Diário do Nordeste, desde 2003, participou da série de reportagens vencedora do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2003 (categoria jornal). É secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará.

Rafael Marroquim é estudante do 8º período da Universidade Católica de Pernambuco. Ex-coordenador do Centro Acadêmico de Jornalismo da Unicap (CAJU), participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) e estagiou nas assessorias de imprensa da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Atualmente, é estagiário na TV Globo Nordeste.

Deixe um comentário