por Da Redação

Uma conferência do vice-presidente do FNPJ, Juliano Carvalho, sobre o tema “Ensino de Jornalismo e a Crise do Mercado Regional”, marcou a abertura do 2º Encontro de Professores de Jornalismo do Mato Grosso do Sul, realizado no Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), na quarta-feira, 4 de junho. O Encontro antecedeu o Intercom Regional Centro-Oeste 2008, programado para os dias 05 e 06 de junho, com o tema “Mídia, Ecologia e Sociedade”.

Juliano apresentou um diagnóstico do ensino de jornalismo brasileiro e manifestou preocupação com o descompasso entre as ações realizadas nas escolas e o desenvolvimento do mercado de trabalho. Neste aspecto, chamou a atenção para a necessidade de se respeitar a identidade regional midiática, valorizando-se as características do mercado de trabalho em cada região.

O dirigente do FNPJ também criticou o atual modelo do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que não consegue avaliar as especificidades da formação em jornalismo, pois a prova aplicada é a mesma para todos os alunos das diversas áreas de comunicação. Defendeu, nesta perspectiva, a desvinculação do jornalismo da habilitação de Comunicação Social.

Na abertura oficial do evento, a pró-reitora de Ensino e Extensão do Unigran, Terezinha Bazé de Lima, abordou a flexibilização do currículo do curso, que permite priorizar a autonomia intelectual do acadêmico. Ela também defendeu a importância dos estágios acadêmicos para a formação profissional, ressaltando a necessidade das empresas colaborarem neste aspecto.

O evento também contou com a presença do diretor de Relações Institucionais do FNPJ, Gerson Luiz Martins, que destacou a importância da sua realização em Dourados, ao contrário do que acontece normalmente com iniciativas deste porte, que priorizam as capitais dos estados.

Para mais informações, acesse o site do Unigran

Deixe um comentário