por Da Redação
Os participantes do 1º Encontro de Professores de Jornalismo de Mato Grosso do Sul, realizado em Campo Grande (MS) no último dia 21 de outubro, discutiram a situação do falso estágio como uma das principais questões na formação jornalística. O conferência de abertura do Encontro foi realizada pela Diretor Científico do FNPJ, Edson Spenthof com o tema Ensino de Jornalismo no Brasil. O encontro definiu ainda a coordenação estadual dos professores.
O 1º Encontro de Professores de Jornalismo de MS teve ainda a participação do professor da UFMS, Edson Silva que apresentou uma pesquisa preliminar sobre a situação dos “estagiários” nos principais veículos jornalísticos e que perspectivas esses alunos possuem do processo. No período da tarde o professor Jorge Ijuim, da UFMS, apresentou o quadro do ensino de jornalismo em Mato Grosso do Sul, fato destacado pelos coordenadores dos Cursos de Jornalismo no painel seguinte.
O diretor do SindjorMS, Alexandre Spengler, na seqüência, apresentou a proposta de estágio formalizada pela Fenaj e a ser implantada nos cursos de Jornalismo de Campo Grande.
A palestra do presidente do FNPJ, Gerson Luiz Martins, sobre o Enade, fechou a programação do Encontro, que teve 40 inscritos e participação de todos os coordenadores dos Cursos de Jornalismo de Campo Grande, como Jacir Zanatta (UCDB), Marcos Morandi (Uniderp), Márcia Gomes (UFMS) e Cláudia Zwarg (Estácio de Sá).
No final do encontro os participantes escolheram a primeira coordenação estadual do FNPJ, que será dirigida pela professora Vanessa Amin (Uniderp), responsável pela organização do 1º Encontro de Professores de Jornalismo de Mato Grosso do Sul.
Confira as fotos do evento em Galeria de Fotos!