Guilherme Carvalho – 30/11/2020 | 00:00:00
O 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo encerrado no último dia 27, elegeu os novos diretores da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) para o biênio 2021-2022. O novo presidente da associação é o professor Erivam de Oliveira, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Ele assume a vaga no lugar de Marcelo Bronosky. Confira aqui a lista completa dos eleitos. O evento reuniu mais de 100 professores de diferentes estados e instituições de ensino e foi organizado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com a ESPM-SP.
“Temos um grande desafio pela frente porque o jornalismo e o ensino de jornalismo enfrentam uma conjuntura muito desfavorável, tendo em vista as políticas governamentais e as transformações no mercado de trabalho. Mas estamos avançando para um momento diferente. Este encontro marca o fortalecimento das relações da ABEJ com a SBPJor (Sociedade Brasileira de Ensino de Jornalismo) e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). Vamos também, procurar fortalecer a ABEJ, aumentando o número de associados com atividades mensal, com palestras e ou capacitação que possa contribuir com nossos associados em seu dia-a-dia em sala de aula”, afirma Oliveira.
Os associados também aprovaram a Carta de São Paulo, que expressa as preocupações e ações a serem desenvolvidas nos próximos anos. O documento destaca as ofensivas do presidente Jair Bolsonaro contra o jornalismo e a pesquisa e denuncia a adoção de sistemas robotizados por instituições privadas de ensino superior para substituir docentes.