A programação completa do 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor) inclui atividades que contam com a participação de vários convidados. Os trabalhos começam com debates preparatórios nos dias 16, 23, 30 de março e 6 e 13 de abril. Os chamados “esquentas” contarão com a participação de estudantes e professores e as atividades contarão com transmissão pelo canal do Facebook ou Youtube da Abej, com possibilidade de participação do público via chat. Dentre os convidados estão Sílvio Barbosa e Fenelon Rocha (UFPI), Li Chang Shuen Cristina (UFMA), Juliano Vargas (UFPI), Orlando Berti (UESPI), Pedro Vaz (FMU), Nair Prata (UFOP), Edilene Mafra (UFAM), Clarissa Carvalho, Rosane Martins, Samária Andrade, Sammara Jericó e Sônia Carvalho, Lana Krisna de Carvalho Morais, Mayara Ferreira, Marco Antonio Tessarotto, Ruthy Costa e Thamyres Sousa (UESPI).
Nos dias 19 e 20 de abril ocorrem 3 oficinas: “Convergência e metaverso no jornalismo”, com Rose Vidal (UEMG), “Assessoria de Imprensa”, com Boanerges Lopes (UFJF) e “Fotografia e as multiplataformas de (in)formação – Produção fotojornalística com telefone celular”, com Erivam Oliveira (ESPM).
Também no dia 20 está previsto um debate sobre “Jornalismo público”, com representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Pré-Fórum FENAJ, “Cátedra FENAJ: contribuição para o ensino de Jornalismo comprometido com a constituição da cidadania”, com a participação de Marcelo Bronoski (UEPG) e Maria José Braga (Zequinha, Pres. da FENAJ). À noite ocorre a palestra de abertura com Jorge Pedro Souza (Universidade Fernando Pessoa, Porto), cujo tema será “O papel dos professores e das instituições de ensino em tempos de fragmentação do jornalismo”. A mediação ficará a cargo de Alfredo Vizeu.
Na manhã do dia seguinte, ocorre a primeira mesa de debate oficial do evento sobre o “Perfil do Jornalista, modos de produção e redes sociais”, com a participação de Samuel Pantoja Lima, Samuca (UFSC, SBPJor), Ivana Ebel (Universidade de Derby, UK) e mediação de Marluce Zacariotti (UFT). Ainda pela manhã, Joana Belarmino (UFPB) abordará o tema “Ensino de Jornalismo e Acessibilidade”, com mediação de Agda de Aquino (UFPB e UEPB).
Na sexta, dia 22, Flavi Lisboa (UFSM), Elisabete Antonioli (ESPM) e Dennis de Oliveira (USP) debatem a “Curricularização da Extensão”, com mediação de Sandra de Deus (UFRGS). À noite ocorre a palestra de encerramento com o convidado Sílvio Barbosa Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa), que abordará os “Diálogos em torno da representação noticiosa”.
Mais
O evento também contará com a revelação e entrega do vencedor do Prêmio Abej 2022, assembleia de associados e encontro de coordenadores de cursos de Jornalismo. As apresentações de trabalho nos grupos de pesquisa e no grupo de trabalho ocorrerão nas tardes dos dias 21 e 22.