por Agência ANDI
O 15º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que ocorre entre os dias 24 e 26 de abril, terá como tema “As novas diretrizes curriculares na formação superior em Jornalismo”. Promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), o evento será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).
Diversos eventos compõem a programação do 15º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, a saber: 8º Colóquio da ANDI – Comunicação e Direitos; 11º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 6º Encontro de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 11º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo; Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação. Além deles, estão previstas atividades como lançamentos de livros, painéis, apresentações de trabalhos e programação cultural.
O 8º Colóquio da ANDI será realizado na sexta-feira, dia 25 de abril, de 18h às 20h, e terá como tema “Violações de direitos na mídia – o que o jornalismo tem a ver com isso?”. Na ocasião, serão apresentados os primeiros passos de uma iniciativa inédita que vem sendo desenvolvida para expor e combater violações de direitos no campo da comunicação midiática – notadamente, nos programas de TV e rádio classificados como “policialescos” e nas páginas de diários impressos especializadas no registro de violência físicas.
Coordenada pela ANDI – Comunicação e Direitos, a ação envolve ampla rede de especialistas das áreas jurídica, de liberdade de expressão e de direitos humanos, como Ministério Público, Artigo 19 e Intervozes. E prevê a realização de pesquisa em veículos de comunicação de todo o País, além da construção de tecnologia social para o enfrentamento dessas violações.
Dentro desse contexto, será ressaltada a perspectiva do campo jornalístico – os parâmetros que estão em consonância com o cumprimento de seu papel social; o compromisso com o interesse público; os limites e responsabilidades dos veículos de imprensa na cobertura de temas socialmente relevantes.
A apresentação da iniciativa ficará a cargo da gerente do Núcleo de Qualificação de Mídia da ANDI – Comunicação e Direitos, jornalista Suzana Varjão. A perspectiva do campo jornalístico será exposta pelo jornalista Mauri König, do jornal Gazeta do Povo (PR). Em seguida, será aberto debate com a plateia.