Chamada aberta para dossiê “O ensino de jornalismo no Brasil pós-diretrizes curriculares de 2013”
por Guilherme Carvalho
A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) está com chamada aberta para submissões ao dossiê “O ensino de jornalismo no Brasil pós-diretrizes curriculares de 2013”. A edição será realizada pelos professores convidados Dr. Eduardo Meditsch e Dr. Alfredo Vizeu. Ambos têm uma longa carreira na área, além de terem participado da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação que desenvolveu as DCNs de jornalismo.
São aceitos artigos, relatos de experiência e resenha de livros que tratem do tema. O dossiê visa contribuir para uma análise das condições atuais dos cursos de jornalismo no Brasil após a aprovação das novas diretrizes curriculares que passaram a vigorar a partir de 2013.
Até então, os cursos de Jornalismo eram reconhecidos como habilitações dos cursos de Comunicação social. A mudança exigiu a reorganização dos cursos, do corpo docente, das metodologias de ensino e também das estruturas curriculares, visando a superação de dilemas históricos na área de formação como o fortalecimento da área específica do jornalismo e a construção de relações mais sólidas entre o campo acadêmico/teórico e o campo profissional.
Nesse sentido, busca-se observar os impactos destas mudanças no cenário atual para identificar possíveis avanços e retrocessos a partir do que vem sendo desenvolvido em diferentes instituições brasileiras.
Cronograma: 02/06 – Publicação da chamada 31/08 – Prazo final para submissões 15/11 – Publicação
http://rebej.abejor.org.br
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