por Da Redação

A segunda Assembléia Geral do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), realizada na tarde de hoje, durante a programação do 8º FNPJ, definiu como local de realização do 9º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, a cidade de Campos de Goitacazes, no Estado do Rio de Janeiro. A aprovação aconteceu após a exibição de vídeo institucional sobre o município.

A assembléia foi aberta pelo presidente do FNPJ, Gerson Martins, tendo como pontos de pauta, informes, leitura e aprovação do relatório de gestão, prestação de contas, plano orçamentário de 2005, aprovação do regimento interno para os encontros nacionais e a escolha do local do próximo Fórum.

Gerson Martins informou que o FNPJ já está regularizado com registro em cartório e que o próximo passo será providenciar a inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Ele reforçou o apelo aos professores para que participem, efetivamente, dos seminários regionais e nacional que o FNPJ em conjunto com a Fenaj e a SBPJor realizará para ampliar a discussão sobre a reforma universitária.

No relato que fez sobre a gestão da atual diretoria, Gerson Martins afirmou que desde a sua eleição, em 2004, o FNPJ participou junto com a Fenaj e a SBPJor, da elaboração do primeiro documento de contribuição para o projeto de reforma universitária, bem como da reunião das entidades com o ministro da Educação Tarso Genro.

Entre as atividades desenvolvidas pelo fórum, foram destacadas ainda a realização de três tele-reuniões, moção de apoio ao projeto do Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), regulamento dos GTs, bem como a construção da nova página do FNPJ na Internet e o boletim eletrônico que está sendo enviado a todos os sócios.

Agradecimentos

Durante a assembléia, o coordenador local do Fórum, professor Boanerges Lopes, agradeceu aos participantes do evento, que reuniu um total de 150 pessoas, e falou da satisfação em receber a todos em Maceió. Também fez um agradecimento especial aos dirigentes do fórum e à equipe que junto com ele trabalhou para viabilizar o encontro.

“Esse é um momento muito especial para mim, porque quando decidi vir morar em Maceió, pensei em desenvolver algumas atividades que pudessem contribuir para dar visibilidade ao curso de jornalismo da Ufal, pela minha experiência como professor, por ser da Fenaj e por minha atuação sindical. Entre essas ações estavam a realização da Cátedra Ufal/ Fenaj de Jornalismo para Cidadania e o 8º Fórum”, declarou Boanerges. Na sua avaliação, ele disse que apesar das dificuldades, o evento pode ser considerado de bom nível.

O presidente do FNPJ, Gerson Martins, chamou de heróico o empenho do professor Boanerges e sua equipe na organização do Fórum. “Sabemos o quanto é difícil realizar um evento nacional. Vocês estão de parabéns”, enfatizou.

O encerramento do 8º Fórum foi marcado com a exibição do curta metragem “Mirante-Mercado”, de Hermano Figueiroa, que “focaliza o estar no mundo das pessoas que usam a criatividade para sobrevivência”.

Deixe um comentário